Economia
IGP-M acelera alta a 2,74% em agosto com pressão dos preços ao produtor
Os preços no atacado foram pressionados pela alta nas Matérias-Primas Brutas. Índice de Preços ao Consumidor Amplo também subiu no mesmo período.
O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) acelerou a alta a 2,74% em agosto, após subir 2,23% em julho. O crescimento indica um salto nos preços ao produtor, conforme dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta sexta-feira, 28. Segundo pesquisa da Reuters, a expectativa era de avanço de 2,55% no mês.
Os preços no atacado sofreram a pressão da alta de 6,93% das Matérias-Primas Brutas. Já o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, passou a subir 3,74% em agosto, depois de alta de 3,0% no mês anterior.
O item minério de ferro, que é uma das Matérias-Primas Brutas, respondeu sozinho por quase 30% do resultado do IPA, após registrar um aumento de 10,82% em agosto, de acordo com o coordenador dos índices de preços do FGV Ibre, André Braz.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30% sobre o índice geral, registrou alta de 0,48% no mês, de 0,49% em julho. A principal contribuição para essa leitura é justificada pelo grupo Transportes, que desacelerou o avanço de 1,45% para 0,87%, refletindo os preços da gasolina, que passaram de alta de 4,45% em julho para 2,66% em agosto.
O Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), por sua vez, desacelerou a alta a 0,82%, de 0,84% em julho.
O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos diversos, como os de aluguel de imóveis, por exemplo.

-
Tecnologia16 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia13 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo1 dia atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Mundo1 dia atrás
5 melhores cidades do mundo para quem quer impulsionar a carreira fora do Brasil
-
Carreira2 dias atrás
Profissão mais bem paga do Brasil surpreende; conheça o topo do ranking salarial