Conecte-se conosco

Agronegócio

Fogo consome Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Chamas se deslocaram de Cavalcante (GO) para dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Publicado

em

As queimadas que atingem a Chapada dos Veadeiros chegaram à área central do Parque Nacional. As chamas consomem a região há pelo menos 14 dias.

Segundo major João Henrique, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o fogo veio de Cavalcante (GO) e atingiu a área de preservação ambiental. “Estamos combatendo o incêndio florestal com nossas equipes em uma área próxima ao Paralelo 14. Nesse momento, nossas equipes se encontram em campo, combatendo as chamas”, informou uma nota divulgada pela corporação.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio), o incêndio na Chapada dos Veadeiros já queimou cerca de 36 mil hectares de vegetação. Deste total, 18 mil estão dentro do Parque Nacional.

A Polícia Civil já abriu inquérito para apurar o incêndio que consome a região. Três suspeitos já foram identificados. Entre eles, um fazendeiro, que teria ateado fogo para desmatar parte da área de uma propriedade. As chamas teriam saído do controle e se espalhando por 10 mil hectares.

O capitão do Corpo de Bombeiros de Goiás, Luiz Antônio Dias Araújo, disse que tudo leva a crer que o incêndio é resultado de uma ação criminosa. “Há ação de incendiários aqui na região. Hoje a gente tem essa convicção de que há alguém colocando fogo de forma criminosa às margens das rodovias”, disse.

A situação levou a Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás a decretar estado de emergência ambiental. A expectativa do Corpo de Bombeiros de Goiás é de que as chuvas previstas para os próximos dias ajudem no combate ao incêndio. Nesta quinta, foram registradas precipitações isoladas na região.

 

Imagens registradas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF):

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS