Conecte-se conosco

Economia

Confiança do consumidor na Alemanha mostra queda para setembro

Movas infecções por coronavírus e medo de outra rodada de isolamento podem ter puxado o índice para baixo.

Publicado

em

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira mostrou que a confiança do consumidor alemão piorou para setembro, criando algumas questões sobre se os gastos das famílias no país são fortes o suficiente para impulsionar a recuperação dos efeitos da crise do coronavírus.

A pesquisa foi realizada pelo instituto GfK com aproximadamente 2 mil alemães, e chegou a um índice de confiança do consumidor que recuou de -0,2 no mês anterior para -1,8 para setembro. O índice também fica aquém do que era esperado em pesquisa da Reuters, alta a 1,2.

Os meses de junho, julho e agosto registraram aumentos.

Rolf Buerkl, especialista em consumo do GfK, atribuiu a redução à incerteza causada pelo aumento recente de novas infecções por coronavírus e ao medo de outra rodada de medidas de isolamento a fim de desacelerar a disseminação da Covid-19.

“O corte do IVA (imposto sobre valor agregado) que entrou em vigor em 1º de julho está apoiando a propensão ao consumo, mas atualmente ainda não está dando nenhum impulso mais forte”, apontou Buerkl.

A queda no sentimento do consumidor da na maior economia da Europa se deveu especialmente pela diminuição nas expectativas de renda, mas as expectativas para o desenvolvimento da economia em geral subiram pelo quarto mês consecutivo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS