Conecte-se conosco

Tecnologia

WhatsApp: saiba como se proteger e evitar o ‘Trava Zap’

Mensagem tem como objetivo travar o aplicativo da vítima, podendo impedir o aplicativo de funcionar corretamente.

Publicado

em

Você já ouviu falar de mensagens que travam o WhatsApp? Conhecidos como “Tava Zap”, esses conteúdos podem parar o funcionamento do aplicativo por alguns instantes ou até mesmo impedir o usuário de acessar seus chats novamente. Saiba mais sobre esse problema.

Leia mais: Mastercard lança programa ‘compre agora, pague depois’

Esse tipo de mensagem é criado simplesmente para travar o aplicativo da vítima que a recebe. Quase sempre, o conteúdo é repleto de caracteres estranhos, como emojis, sem nenhum tipo de sentido.

Quando o usuário abre a conversa, o aplicativo fecha na hora. Na maioria dos casos, ele volta a funcionar logo em seguida, mas alguns donos de contas pode ser mais prejuízos. Nessas situações específicas, o mensageiro fecha sempre que o usuário tenta abri-lo.

De acordo com um site especializado no WhatsApp, essas mensagens são desenvolvidas e disseminadas para atingir falhas encontradas no aplicativo.

Como se proteger?

Para evitar ser vítima do Trava Zap, a melhor maneira é não abrir mensagens que contenham caracteres estranhos enviadas por contatos desconhecidos. A dica é abrir o WhatsApp Web para bloquear o contato e apagar o chat.

Mas se você quer garantir que não vai perder suas conversas em uma situação como essa, não esqueça de fazer o backup com frequência. Assim você assegura que mesmo que o aplicativo deixe de funcionar, as mensagens estarão salvas.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS