Agronegócio
‘Se houver alta no diesel, preço do frete será reajustado’ afirma ANTT
Pela legislação, a agência deve fazer o reajuste da tabela a cada seis meses ou quando a variação do preço do diesel for igual ou superior a 10%
O anúncio de aumento de 10% no preço do óleo diesel pode interferir no valor do frete. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou em nota que o piso mínimo do frete rodoviário será reajustado se for constatada a alta: “Uma vez constatado que o aumento atingiu os 10% previstos na Lei nº 13.703, de 2018 (lei que institui o piso mínimo do frete rodoviário), a ANTT efetuará o reajuste nos coeficientes dos pisos mínimos previstos na Resolução ANTT nº 5.867, de 2020”.
Pela legislação, a ANTT deve fazer o reajuste da tabela a cada seis meses ou quando a variação do preço do diesel for igual ou superior a 10%. Nesta semana, a Petrobras elevou o preço óleo nas refinarias em 8,9%.
O valor utilizado para os cálculos do piso mínimo é o preço de “bomba” do óleo diesel S10. Na atualização semestral, realizada no dia de 15 de julho deste ano, o valor de referência para o combustível era de R$ 4,568 por litro. “O último valor publicado pela ANP é de R$ 4,77, referente a semana entre 19 a 25 de setembro, o que corresponde a uma variação de 4,42%”, explicou a agência.
Ainda segunda a ANTT, o reajuste feito pela Petrobras somente irá refletir nos preços praticados pelo mercado nas próximas semanas.
-
Tecnologia11 horas atrás
Esvaziar a lixeira do seu Samsung libera espaço na memória do celular: veja como fazer
-
Tecnologia1 dia atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Economia2 dias atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?
-
Empresas2 dias atrás
Crise! Após decretarem falência, empresas de saúde fecham as portas
-
Finanças2 dias atrás
Moeda do garimpeiro: peça perdida na gaveta pode encher seu bolso
-
Tecnologia1 dia atrás
Hackers usam inteligência artificial para sofisticar ataques cibernéticos
-
Tecnologia2 dias atrás
3 códigos secretos de celulares Xiaomi para testar – 2 para evitar a todo custo
-
Economia2 dias atrás
Estamos vivendo menos? Pessoas nascidas hoje podem não viver até os 100 anos