Conecte-se conosco

Bancos

Pix: Banese detecta consultas indevidas relacionadas a 395 mil chaves

Banco do ES

Publicado

em

O Banco do Estado de Sergipe (BANESE)informou na noite desta quinta-feira (30), por meio de comunicado ao mercado, que detectou consultas indevidas relacionadas a 395.009 chaves PIX.

De acordo com o documento, foram operações feitas exclusivamente do tipo telefone, de não-clientes da companhia, a partir do acesso de 2 contas bancárias de clientes do BANESE, provavelmente obtido mediante engenharia social (phishing ou similar).

Também disse que a companhia informa que o evento não afetou a confidencialidade de senhas, histórico de transações ou demais informações financeiras de seus clientes.

E acrescentou que tais consultas foram realizadas no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), administrado pelo Banco Central (BC) e de acesso restrito às Instituições que iniciam o procedimento para realização de uma transação por PIX, e contém informações de natureza cadastral: nome, CPF, banco em que a chave está registrada, agência, conta e outros dados técnicos utilizados para fins de controle antifraude, tais como a data de abertura da conta e data de registro da chave.

Pix

Ainda de acordo com o documento, nos termos das legislações aplicáveis, em conformidade com a Política de Segurança da Informação e Cibernética do BANESE, a instituição comunicou o ocorrido à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e, em conjunto com o BACEN, tem trabalhado na apuração e comunicação dos fatos.

“De forma tempestiva foram adotadas ações de contenção e medidas técnicas, como a revogação do acesso às 02 (duas) contas utilizadas e a implementação de mecanismos de segurança visando evitar que casos semelhantes voltem a ocorrer”, destacou.

E disse mais: “diante do evento detectado, e como forma de prevenção, a companhia reforça a necessidade da adoção de cuidados básicos a serem seguidos pelos usuários do Sistema Financeiro:

– sempre suspeitar de mensagens SMS ou em aplicativos enviadas por números desconhecidos e nunca clicar em links enviados por tais números;

– ter atenção redobrada ao receber ligações de pessoas se passando por Bancos e jamais fornecer informações pessoais, códigos recebidos via SMS ou senhas bancárias;

– ter cuidado com e-mails e páginas falsas que tentem se passar por qualquer instituição financeira;

– nunca utilizar senhas fáceis de serem descobertas.

O Banese está listado na bolsa brasileira (B3) sob o ticker BGIP4.

Veja o documento:

Pix: Banese detecta consultas indevidas relacionadas a 395 mil chaves

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS