Conecte-se conosco

Agronegócio

Exportação de frutas cresce 21%

Europa é considerada o principal destino dos produtos brasileiros

Publicado

em

Os dados apresentados no 5º Boletim Prohort, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mostram que o volume de frutas brasileiras exportadas cresceu 21,39% nos primeiros quatro meses deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Com a alta nas negociações, houve aumento também no valor gerado pelas vendas, que chega a 23,22%.

Segundo a Conab, a boa qualidade das frutas, a baixa demanda interna e a valorização do dólar influenciam nesse resultado. O principais consumidores são países europeus: Países Baixos, Reino Unido e Espanha.

Entre as frutas de destaque está a maçã, que apresentou um crescimento de 100% nas vendas. Entre janeiro e abril, os embarques acumulados ficaram abaixo de 30 mil toneladas. Em 2021, já foram exportadas cerca de 60 mil toneladas do produto, que tem como principais destinos Índia, Bangladesh e Rússia.

A melancia também registrou alta nas vendas no mesmo período. Ao todo, 28,35 mil toneladas da fruta foram exportadas, volume 24,61% maior em relação ao acumulado no referido quadrimestre de 2020.

Ainda de acordo com o boletim divulgado, as flores e plantas ornamentais produzidas no Brasil também registraram crescimento nas exportações. O Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) afirma que os grandes vendedores como Quênia, Etiópia, Colômbia e Equador tiveram maior dificuldade em manter os envios para a Europa e os Estados Unidos durante a pandemia. E esse cenário facilitou a entrada do Brasil no mercado.

De janeiro a abril deste ano, 270 toneladas de flores e plantas foram exportadas, o que gerou cerca de US$ 2,3 milhões. As negociações registraram alta de 92% na comparação com o mesmo período do ano passado quando foram vendidas 141 toneladas.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS