Economia
Governo quer criar fundo para segurar os preços dos combustíveis, diz Guedes
Recursos para montar o fundo viriam de estatais e seriam usados para suavizar as recorrentes variações nos preços da gasolina e do diesel.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou durante evento do Tribunal de Contas da União (TCU) que o governo federal planeja criar um fundo de compensação para tentar conter os aumentos nos preços dos combustíveis. Segundo ele, os recursos teriam origem em ações de estatais.
Leia mais: Crédito para MEIs e pequenas empresas de até R$ 48 bilhões é aprovado na Câmara
“Agora está se discutindo fazer fundos de estabilização, como nós podemos fazer isso. Podemos integralizar esse fundo de estabilização com ações, por exemplo, da PPSA, com ações que o BNDES tenha, por exemplo, da Petrobras, como integralizar esse capital?”, declarou o chefe da pasta da Economia.
O dinheiro para montar o fundo seria usado para suavizar as recorrentes variações nos preços da gasolina e diesel, por exemplo. Consequentemente, o valor dos produtos seria menor e sem altas. A medida também poderia ajudar a conter a inflação, que não atingia níveis preocupantes desde 1994.
O governo também estuda outros métodos de abastecimento do fundo. Um deles seria por meio de arrecadação da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). Já o outro é buscando verbas de dividendos a serem pagos pela Petrobras à União, que vem apresentando crescimento satisfatório nos últimos meses.
A opção, vale mencionar, foi cogitada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em sua live semanal realizada no dia 30 de setembro. Na ocasião, o presidente declarou ter tratado da proposta com Gustavo Montezano, presidente do BNDES.
“Vim conversando com Montezano hoje no avião pegando dicas com ele [sobre] o que a gente pode fazer. É criar um fundo regulador, ver o lucro da Petrobras que veio para o governo federal, para nós… ninguém vai meter a mão em nada”, afirmou o mandatário.

-
Bancos18 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF15 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia10 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas7 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação