Economia
Exclusão do Bolsa Família e CadÚnico é suspensa por 120 dias
Os cidadãos que já recebem algum auxílio permanecerão presentes na plataforma de pagamentos do governo. Entenda o que muda:
Foram suspensos por mais 120 dias os procedimentos de gestão e operacionalização do CadÚnico. Além disso, o mesmo aconteceu com o benefício do Bolsa Família. A decisão é do Ministério da Cidadania e visa evitar as inclusões e exclusões dos programas sociais por quatro meses.
Leia mais: Saiba como consultar o lucro do FGTS e sacar o saldo de suas contas
Motivos
De acordo com o Ministério, o motivo da nova prorrogação se dá por conta da pandemia. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (7). Entre as justificativas do governo está o objetivo de evitar aglomerações e exposições desnecessárias à Covid-19.
Outro motivo está na suspensão de aulas e no fechamento de Centros de referência de Assistência Social (CRAS). Isso ocorreu por conta da pandemia e pode prejudicar os beneficiários. Afinal, para alguns benefícios do CadÚnico é preciso comprovar a frequência dos filhos em sala de aula.
Em contrapartida, todos os cidadãos que já recebem auxílios do governo continuarão a recebê-los. A exclusão dos programas sociais também está impossibilitada pela decisão do Ministério da Cidadania.
Impactos
Mais do que inscrições, também foram suspensas as averiguações e revisões cadastrais de famílias já catalogadas. Vale lembrar que o CadÚnico é o Cadastro Único do governo federal. Ele dá acesso a programas sociais para famílias de baixa renda.
O procedimento de averiguação cadastral é de fundamental importância. Ele checa as informações de cada família cadastrada e cruza os dados com outras bases do governo.
Já com relação ao processo de revisão cadastral, os registros são realizados a fim atualizar os dados presentes. Para manter acesso aos benefícios, os cidadãos contemplados precisam manter os dados atualizados na plataforma.
CadÚnico
Como exposto, o CadÚnico representa a base de dados com os beneficiários de programas sociais do governo. Os cadastrados podem ter acesso ao Bolsa Família e ao Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Além de aproveitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC), administrado pelo INSS. OBPC ajuda idosos e pessoas com deficiência sem renda comprovada.

-
Empresas23 horas atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Mundo19 horas atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Tecnologia2 dias atrás
Pesquisa propõe nova cor nos semáforos para orientar carros autônomos
-
Tecnologia2 dias atrás
Golpe no Google Maps: novo esquema preocupa empresa e usuários
-
Bancos2 dias atrás
Banco é multado por prática abusiva em empréstimos consignados
-
Moedas1 dia atrás
Real supera euro e iene em valorização frente ao dólar
-
Finanças2 dias atrás
Nunca visitou outro país? Veja 5 destinos para viajar sem gastar muito
-
Curiosidades1 dia atrás
Líquido mais caro do mundo: por que o veneno de escorpião vale milhões?