Economia
Banco Central aumentará Selic em 1 ponto percentual a cada reunião, diz diretor
Banco Central deve continuar elevando a taxa básica de juros da economia até atingir a meta no próximo ano.
O Banco Central continuará aumentando a taxa básica de juros (Selic) em 1 ponto percentual a cada reunião até alcançar a meta em 2022, afirmou o diretor de Política Econômica da autarquia, Fabio Kanczuk. Durante evento do HSBC, ele explicou esse não é “um compromisso”, mas sim “uma indicação”.
Leia mais: Brasileiros já usam mais lenha que gás para o preparo de alimentos
“O BC fez simulações e o que importa mais agora é o número final da Selic e não o ritmo, já estamos em um ritmo rápido. Se continuarmos subindo 1 ponto percentual por reunião, temos condições de convergir a inflação 2022 [à meta]”, disse Kanczuk.
O executivo não detalhou onde quer chegar, mas o último relatório Focus mostra que o mercado prevê a Selic a 8,75% no próximo ano. Em setembro, o BC aumentou a taxa básica em 1 ponto percentual, para 6.25%, e sinalizou novas altas para a reunião deste mês.
“Acelerar ou diminuir o ritmo seria subir ou reduzir a Selic acima desse patamar (de 1 ponto percentual). A ideia é desaquecer a economia, a fim de reduzir os preços. Se ritmo da inflação enlouquecer, posso achar que ritmo de 1 pp não será mais suficiente”, avaliou.
O mercado vem pressionando a autoridade para que eleve ainda mais as taxas de juros em meio a preocupações com a disparada da inflação. O Banco Central projeta a alta de 3,7% para a inflação em 2022, abaixo das expectativas de 4,17% apontadas no último relatório Focus.
“As expectativas do BC e do mercado estão subindo. Isso significa que temos que fazer uma política monetária mais restritiva”, disse.
Kanczuk também afirmou que a política monetária da autarquia do BC fará efeito em 2022 e 2023, mas o foco é o próximo ano. “Quero olhar para 2022 como foco, porque neste ponto, quando a inflação está alta, em torno de 10%, fica mais incerto como a inércia irá se comportar”, completou.

-
Mundo17 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças1 dia atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Agronegócio1 dia atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Tecnologia21 horas atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Curiosidades2 dias atrás
Prédio mais alto do mundo no Brasil: quanto vai custar a construção?
-
Automobilística2 dias atrás
Novo combustível E30 pode ser mais acessível, mas causa falhas em motos
-
Agronegócio19 horas atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira
-
Criptomoedas2 dias atrás
Estudante compra Bitcoin por centavos, esquece e descobre fortuna anos depois