Conecte-se conosco

Economia

Lira diz que auxílio emergencial pode ser prorrogado, mas discussão está no começo

Presidente da Câmara dos Deputados defende a criação de fontes de recursos para o pagamento de novas rodadas.

Publicado

em

Auxílio emergencial

O auxílio emergencial pode ser prorrogado novamente, desde que uma fonte de financiamento seja encontrada dentro do teto de gastos, disse o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Segundo ele, todas as discussões sobre a possibilidade levantadas até o momento seguem essa regra.

Leia mais: Empréstimo pessoal online de até R$ 35 mil com taxas personalizadas 

Lira voltou a dizer que o foco agora é a criação do Auxílio Brasil ou Renda Brasil, programas que devem substituir o Bolsa Família. Entretanto, ele não descarta a possibilidade de renovação do auxílio.

“A princípio, todas as discussões com relação ao auxílio até então são dentro do teto [de gastos]. Temos problema orçamentário sério”, disse ao Valor Econômico.

Para que haja uma fonte de recursos para o novo programa social, o deputado defende a aprovação da reforma do Imposto de Renda, com cobrança de dividendos e regulamentação dos precatórios ainda em outubro. A previsão é que pagamentos tenham início em novembro.

“Tinha o pilar das reformas trabalhista, previdenciária, tributária e administrativa. De lá para cá, fizemos duas [trabalhista e previdenciária], e temos duas andando ainda”, pontuou.

Apesar de “nenhum país sério no mundo ter teto de gastos, aqui precisamos para dar sinal de responsabilidade fiscal”, afirmou Lira. Sem as reformas, ele acrescenta, “faltam os ingredientes” para uma situação fiscal estável.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS