Economia
Aposentadoria para quem nunca contribuiu com o INSS: Mito ou Verdade?
O Amparo Assistencial ao Idoso garante um salário mínimo por mês para quem se adequar às exigências do benefício.
Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostra que 8 a cada 10 brasileiros não se prepararam para a aposentadoria. A preocupação é ainda maior com aqueles que nunca contribuíram com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Você também pode gostar: Aprovado o 13º salário em dobro do INSS! Prazo é de dois anos
Ainda assim, é possível se aposentar. E o melhor: todo processo é feito pela internet. Além disso, a média é de 45 dias corridos para todo o processo e liberação do benefício.
Benefício para quem nunca contribuiu
Primeiramente, quem nunca contribuiu ou não preenche os requisitos da aposentadoria pode se beneficiar do Amparo Assistencial ao Idoso. O benefício é de um salário mínimo por mês. No entanto, diferentemente do INSS, esse benefício não dá direito ao 13º salário e nem deixa pensão por morte.
Uma Medida Provisória busca ampliar o valor do benefício em 2022. Além da renda são consideradas também a condição social do idoso, onde vive e quanto gasta por exemplo com a compra de remédios.
Quem tem direito?
De acordo com o governo brasileiro, o Amparo Assistencial ao Idoso vale para quem tem 65 anos ou mais. Além disso, o idoso precisa ser de nacionalidade brasileira ou portuguesa.
Outra exigência é que a renda do grupo familiar não passe de ¼ do salário mínimo. Ou seja, o valor de R$ 250. Antes de tudo, para saber o valor total dos rendimentos da família, é preciso calcular a chamada renda bruta. Dessa forma a renda da casa é dividida pelo número de pessoas da família.
Mas, apesar disso, de acordo com o governo brasileiro, o benefício pode ser pago para mais de uma pessoa da mesma família. Por exemplo, se o seu pai já recebe o benefício, se você atender a todas as exigências também poderá receber, mesmo que vivam juntos.

-
Finanças19 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Mundo11 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças2 dias atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Agronegócio23 horas atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Automobilística2 dias atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Investimentos2 dias atrás
Antes de comprar uma casa, veja 6 aspectos essenciais que você deve avaliar
-
Empresas2 dias atrás
Banco BS2 compra participação na fintech mineira Paag
-
Finanças2 dias atrás
É isto o que vendedores de carros não te contam sobre financiamento