Conecte-se conosco

Economia

Aposentadoria para quem nunca contribuiu com o INSS: Mito ou Verdade?

O Amparo Assistencial ao Idoso garante um salário mínimo por mês para quem se adequar às exigências do benefício.

Publicado

em

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostra que 8 a cada 10 brasileiros não se prepararam para a aposentadoria. A preocupação é ainda maior com aqueles que nunca contribuíram com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Você também pode gostar: Aprovado o 13º salário em dobro do INSS! Prazo é de dois anos

Ainda assim, é possível se aposentar. E o melhor: todo processo é feito pela internet. Além disso, a média é de 45 dias corridos para todo o processo e liberação do benefício.

Benefício para quem nunca contribuiu

Primeiramente, quem nunca contribuiu ou não preenche os requisitos da aposentadoria pode se beneficiar do Amparo Assistencial ao Idoso. O benefício é de um salário mínimo por mês. No entanto, diferentemente do INSS, esse benefício não dá direito ao 13º salário e nem deixa pensão por morte.

Uma Medida Provisória busca ampliar o valor do benefício em 2022. Além da renda são consideradas também a condição social do idoso, onde vive e quanto gasta por exemplo com a compra de remédios.

Quem tem direito?

De acordo com o governo brasileiro, o Amparo Assistencial ao Idoso vale para quem tem 65 anos ou mais. Além disso, o idoso precisa ser de nacionalidade brasileira ou portuguesa.

Outra exigência é que a renda do grupo familiar não passe de ¼ do salário mínimo. Ou seja, o valor de R$ 250. Antes de tudo, para saber o valor total dos rendimentos da família, é preciso calcular a chamada renda bruta. Dessa forma a renda da casa é dividida pelo número de pessoas da família.

Mas, apesar disso, de acordo com o governo brasileiro, o benefício pode ser pago para mais de uma pessoa da mesma família. Por exemplo, se o seu pai já recebe o benefício, se você atender a todas as exigências também poderá receber, mesmo que vivam juntos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS