Conecte-se conosco

Bancos

Nigéria oficializa a moeda digital eNaira e passa a ser o 1º país da África a ter o ativo

O país junta às Bahamas e ao Banco Central do Caribe Oriental

Publicado

em

A Nigéria oficializou a moeda digital eNaira e, com isso, passou a ser o primeiro país do continente africano a ter o ativo.

De acordo com o presidente Muhammadu Buhari, a Nigéria se tornou o primeiro país da África e um dos primeiros no mundo a introduzir uma moeda digital para seus cidadãos. Ele discursou no lançamento em Abuja, a capital. “A adoção da moeda digital do banco central e sua tecnologia subjacente, chamada blockchain, pode aumentar o produto interno bruto”, disse.

Segundo a Bloomberg, o Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta PIB para a maior economia da África em US$ 480 bilhões em 2021.

Moeda Digital

Conforme o Banco Central da Nigéria, a emissão da moeda digital, chamada de eNaira, ocorre depois que a autoridade monetária do país, no início de fevereiro, proibiu bancos e instituições financeiras de transacionar ou operar com criptomoedas, pois representavam uma ameaça ao sistema financeiro.

Conforme a Bloomberg, desde o lançamento da plataforma eNaira houve mais de 2,5 milhões de visitas diárias, com 33 bancos integrados na plataforma, e mais de 2.000 clientes integrados.

Também disse que as moedas digitais do banco central, ou CBDCs, são moedas nacionais – ao contrário de suas contrapartes criptográficas, como Bitcoin e Ethereum, que são valorizadas, em parte, porque não estão vinculadas à moeda fiduciária. A eNaira complementará a naira física, que enfraqueceu 5,6% neste ano.

Para as autoridades do país, a moeda digital deverá impulsionar o comércio internacional e a inclusão financeira, tornando as transações mais eficientes e melhorando a política monetária.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS