Conecte-se conosco

Investimentos

“Devo vender minhas ações?” Dúvida surge após pior semana da Bolsa

O mercado de ações do Brasil viveu sua pior semana desde o início da pandemia. Diante disso, é melhor vender ou comprar? Confira as dicas:

Publicado

em

É verdade que o mercado de ações brasileiros está longe de viver seus melhores momentos. Com os anúncios de mudança na política fiscal, a situação que não era boa, piorou. A última semana foi o pior momento da Bolsa de Valores desde o início da pandemia. Nessa hora vale a pena vender as ações?

Leia mais: Prévia da inflação fica em 1,20% em outubro e atinge 10,34% em 12 meses

O que fazer?

A situação chega a gerar dúvidas até em investidores com certa experiência. Afinal, vender as ações compradas no meio dessa confusão parece até algo prudente. Ou então, dá alívio só de imaginar se livrar desses “problemas”. Porém, não é assim que funciona o mercado de ações.

Entre os especialistas, a resposta mais comum é: tenha paciência. Se você ainda não investe na bolsa, o melhor a fazer é esperar um pouco. Caso contrário, não tire todos os investimentos neste momento, ainda que seja tentador.

As decisões recentes do Governo Federal já foram precificadas. A tendência, portanto, é que os ativos voltem a se equilibrar. Claro, isso deve acontecer se nenhuma nova reviravolta pegar a todos de surpresa. Porém, para os analistas, o mercado já compreendeu a situação pela qual o país passa.

Tendência

Agora que as decisões têm preço, a tendência é que o mercado caia. Embora exista o momento de queda, depois as ações retomam um processo de subida. Ao permanecer sem grandes choques, os valores tendem ao equilíbrio logo na sequência.

Os números desta semana já refletem esse processo financeiro. Logo na segunda-feira (25), a Bolsa operou em alta de quase 3%, enquanto o dólar caía mais de 1%.

Devo investir?

Como todo momento pode ter suas oportunidades, atualmente alguns investidores podem se arriscar. Se seu perfil de investimento é mais agressivo, agora é hora da “pechincha”.

A bolsa brasileira está em baixa, o que significa comprar ativos com valores menores. Não é bom para vender, mas para comprar sim. Isso não quer dizer lucro certo e garantido. Nada disso, mas aponta para possibilidades atraentes no futuro.

No entanto, esse movimento é indicado para investidores com certo “know how”. Diversificar até 10% da poupança em fundos é uma atitude interessante. Aliás, diversificar ativos é a bola da vez, de acordo com a maior parte dos especialistas no assunto.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS