Conecte-se conosco

Economia

Sem Carteira de Habilitação: Descubra quais multas suspendem a CNH por até dois anos

Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê infrações que resultam na suspensão do direito de dirigir por até dois anos.

Publicado

em

CNH Social

As infrações cometidas no trânsito podem levar o motorista a perder seu direito de conduzir um veículo. Previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), essas situações geram pontos de acordo com sua gravidade e reincidência, que acumulados podem levar à suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Leia mais: Nova Chevrolet S10 Z71 traz mais de 20 itens exclusivos

De acordo com as regras atuais, o limite para ser punido é de 40 pontos em 12 meses. Contudo, de acordo com a gravidade da infração, o máximo permitido pode diminuir para 20 pontos. Veja as regras:

  • 40 pontos: condutor que não cometer nenhuma infração de natureza gravíssima em 12 meses;
  • 30 pontos: condutor que cometer uma infração de natureza gravíssima em 12 meses;
  • 20 pontos: condutor que cometer duas ou mais infrações gravíssimas em 12 meses.

Punição imediata

Certas maneiras de quebrar as regras de trânsito são consideradas infrações auto suspensivas. Quando comete uma delas, o motorista pode perder sua CNH por seis meses até um ano, com possibilidade de ampliação do período de suspensão para até dois anos em caso de reincidência.

Alguns exemplos de infrações auto suspensivas são: dirigir com velocidade 50% acima do limite permitido, conduzir ameaçando pedestres, disputar corrida, pilotar motos com capacete sem viseira, dentre outras.

Não é possível saber exatamente qual o tempo da suspensão do direito de dirigir, uma que a própria autoridade de trânsito é responsável pela decisão.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS