Finanças
Open Banking descomplica financiamentos e empréstimos; Veja como funciona
Cliente encontrará mais facilidade na hora de fazer portabilidade em serviços de crédito, com chance de escolher a menor taxa do mercado.
A terceira-fase do Open Banking passou a valer desde a última sexta-feira, 29. Sua implementação busca oferecer mais liberdade ao cliente do sistema financeiro, possibilitando o compartilhamento de dados de uma instituições bancária para outra.
Leia mais: Nubank, Inter e Stone não estão no open banking; Entenda o porquê
A ideia de “Banco Aberto” – em tradução livre do termo em inglês – permitirá que o usuário transfira seu histórico financeiro entre bancos. Com isso, o cliente encontrará mais facilidade na hora de fazer portabilidade de financiamentos e empréstimos, com chance de escolher a instituição que oferece a menor taxa.
“O Open Baking permite que você se conecte com muitas instituições em simultâneo, assim você terá mais facilidade em achar o melhor financiamento para o seu perfil”, explica Rodrigoh Henriques, líder de inovação financeira na Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac).
Nova funcionalidade
A nova funcionalidade do Open Banking recebeu o nome de “encaminhador de proposta de crédito”. Ela atua como um elo entre o consumidor e a extensa variedade de produtos financeiros disponíveis no mercado.
“Vamos supor que eu queira financiar uma moto de R$ 14 mil. Eu dou meus dados, número de parcelas e quando quero começar a pagar. Baseado no meu conjunto de regras, o encaminhador de proposta vai às instituições que ele tem convênio digitalmente e elas me oferecem o que eu procuro com as menores taxas”, explica Rodrigoh.
Resumindo: com o alto nível de competição entre as inúmeras empresas, as taxas de juros serão menores, bem como o preço final pago pelo cliente durante as contratações.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Tecnologia22 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas18 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas24 horas atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?