Conecte-se conosco

Finanças

Open Banking descomplica financiamentos e empréstimos; Veja como funciona

Cliente encontrará mais facilidade na hora de fazer portabilidade em serviços de crédito, com chance de escolher a menor taxa do mercado.

Publicado

em

A terceira-fase do Open Banking passou a valer desde a última sexta-feira, 29. Sua implementação busca oferecer mais liberdade ao cliente do sistema financeiro, possibilitando o compartilhamento de dados de uma instituições bancária para outra.

Leia mais: Nubank, Inter e Stone não estão no open banking; Entenda o porquê

A ideia de “Banco Aberto” – em tradução livre do termo em inglês – permitirá que o usuário transfira seu histórico financeiro entre bancos. Com isso, o cliente encontrará mais facilidade na hora de fazer portabilidade de financiamentos e empréstimos, com chance de escolher a instituição que oferece a menor taxa.

“O Open Baking permite que você se conecte com muitas instituições em simultâneo, assim você terá mais facilidade em achar o melhor financiamento para o seu perfil”, explica Rodrigoh Henriques, líder de inovação financeira na Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac).

Nova funcionalidade

A nova funcionalidade do Open Banking recebeu o nome de “encaminhador de proposta de crédito”. Ela atua como um elo entre o consumidor e a extensa variedade de produtos financeiros disponíveis no mercado.

“Vamos supor que eu queira financiar uma moto de R$ 14 mil. Eu dou meus dados, número de parcelas e quando quero começar a pagar. Baseado no meu conjunto de regras, o encaminhador de proposta vai às instituições que ele tem convênio digitalmente e elas me oferecem o que eu procuro com as menores taxas”, explica Rodrigoh.

Resumindo: com o alto nível de competição entre as inúmeras empresas, as taxas de juros serão menores, bem como o preço final pago pelo cliente durante as contratações.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS