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Economia

CCR arremata concessão das rodovias Dutra e Rio-Santos por R$ 1,77 bi

Valor máximo de desconto de tarifa (15,31%) da vencedora superou os 10,46% oferecidos pela concorrente, Ecorodovias

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Crédito: mobilidade sampa

Praticamente sem disputa (rali), o leilão de concessão das rodovias Presidente Dutra e Rio-Santos (BR-116/101) – realizado na sede da B3 (B3SA3), na capital paulista – foi vencido pela CCR, que apresentou valor máximo de desconto na tarifa (15,31%), bem superior aos 10,6% de descontos na tarifa, oferecidos pela segunda colocada no certame, a Ecorodovias. O valor de outorga vencedor foi de R$ 1,77 bilhão.

Inovações na via – Com investimentos, no montante de R$ 14,8 bilhões, ao longo dos 30 anos de contrato, a Dutra é considerada a ‘jóia da coroa’ das concessões rodoviárias nacionais. De acordo com os termos da nova concessão, estão previstas inovações na via, como descontos progressivos na tarifa de pedágio, conforme a frequência do usuário, tarifa diferenciada entre pista dupla e simples; e fixação de tarifas (free flow) para redução de praças de pedágio. Por iniciativa presidencial, o respectivo edital inclui a isenção de pagamentos de tarifas pelos motociclistas.

Modelo híbrido – Como diferencial para esse leilão, foi adotado o modelo híbrido, pelo qual sai vencedor o consórcio que oferece o maior valor de outorga, com menor valor tarifário. A expectativa federal é que o investimento contribua para reduzir em até 35% o valor do pedágio. A primeira experiência de modelo híbrido ocorreu em abril último, na concessão de quatro trechos de rodovias federais (BR-153/TO, BR-153/GO, BR-414/GO, BR-080/GO).

‘Jóia da coroa’ – Com 625,8 quilômetros de extensão, atravessando 34 municípios, a via Dutra é a principal via de ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro, como também entre as regiões Nordeste e Sul do país.

Super Infra – Sua concessão, segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, marca o início do que chamou de Super Infra, temporada de leilões em que o Executivo espera arrecadar cerca de R$ 23,5 bilhões para o setor logístico – R$ 15 bilhões com a Dutra e Rio Santos (BR-116/101) e outros R$ 7 bilhões, referentes à concessão do trecho que liga Minas Gerais e Espírito Santo (BR-381/262), programada para dezembro.

Farinha pouca – O êxito da iniciativa ocorre depois do road show – programa apresentado a investidores estrangeiros – protagonizado pelo ministro Tarcísio Freitas, no início deste mês, cuja expectativa é de atrair investimentos logísticos de R$ 260 bilhões, até sua final de gestão, no ano que vem. Desde o início o atual governo, os investimentos no setor chegaram apenas a R$ 74 bilhões.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

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