Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios diversos vão receber a concessão em dobro do abono anual, ou seja, o 13º salário. Além disso, a proposta foi aprovada pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.
De acordo com a proposta do benefício em dobro, o objetivo é estimular a recuperação econômica, diante do cenário de desemprego e fome provocado pela pandemia da Covid-19. Além disso, de acordo com o projeto, a proposta é pagar o 13º salário em dobro até 2023.
Dessa forma, o 13º salário em dobro é para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que já recebem o benefício. O projeto precisa ser agora aprovado como lei no Senado e, depois, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.
13º salário em dobro
Primeiramente, o 13º salário sempre foi um apoio ao trabalhador brasileiro aos finais de ano, quando as despesas são maiores. É também uma forma de preparar o bolso para as despesas de começo de ano.
Por isso, diante das mudanças econômicas provocadas pela pandemia, o 13º salário em dobro pode trazer um alívio a mais. Além disso, os pagamentos referentes ao mês de outubro já começaram, no valor de R$ 1.100.
Dessa forma, os aposentados e pensionistas recebem de acordo com o calendário de pagamentos. O pagamento é feito em duas vezes. Sendo a primeira referente ao valor de um salário mínimo e a segunda com valor superior.
De acordo com o calendário, é feito o pagamento com base no dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Veja como ficou o calendário para quem recebe um salário mínimo:
NIS final
- 1: receberam em 25 de outubro;
- 2: 26 de outubro;
- 3: 27 de outubro;
- 4: 28 de outubro;
- 5: 29 de outubro;
- 6: 1º de novembro;
- 7: 3 de novembro;
- 8: 4 de novembro;
- 9: 5 de novembro;
- final 0: recebem no dia 8 de novembro.
Além disso, o calendário é diferente para quem recebe mais que um salário. Sendo:
- NIS final 1 e 6: Receberam dia 1º de novembro;
- 2 e 7: 3 de novembro;
- 3 e 8: 4 de novembro;
- 4 e 9: 5 de novembro;
- NIS final 5 e 0: Recebem dia 8 de novembro.