Conecte-se conosco

Economia

Já sabe qual o valor e quando vai receber seu 13º salário? Descubra agora!

Abono natalino é um direito trabalhista proporcional ao número de meses trabalhados entre janeiro e dezembro do mesmo ano.

Publicado

em

Trabalhadores de carteira assinada espalhados todo o país já estão na expectativa para receber o 13º salário. Esse abono natalino é muito importante para garantir um fim de ano mais tranquilo do ponto de vista financeiro, especialmente agora, durante a crise econômica que afeta o país.

O valor da bonificação salarial geralmente é dividido em duas parcelas, quase sempre pagas no fim do ano. Elas precisam ser liberadas nos seguintes períodos:

  • 1° parcela: entre o primeiro dia de fevereiro e o último dia útil de novembro;
  • 2° parcela: até o dia 20 de dezembro (se for final de semana ou feriado, é necessário antecipar o pagamento para o dia útil anterior).

Como é calculado o 13º salário?

A bonificação é calculada sobre o valor do último salário recebido pelo trabalhador, proporcionalmente ao número de meses trabalhados durante aquele ano. Ou seja, se ele trabalhou todos os 12 meses (janeiro a dezembro), o valor será equivalente ao seu salário.

Para o funcionário que não atuou o ano todo, basta dividir o valor da remuneração por 12 e multiplicar o resultado pelo número de meses trabalhados.

Leia mais: Cotas PIS/Pasep: trabalhadores dos anos 70 e 80 têm dinheiro a receber

Na primeira parcela, não é feito nenhum desconto. Já na segunda, são abatidos encargos como contribuição do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Imposto de Renda e pensão alimentícia. O desconto considera o valor total do 13º salário, e não apenas da parcela.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS