Conecte-se conosco

Automobilística

Alta nos preços: Confira se vale a pena investir em carros

O constante aumento nos preços dos automóveis no Brasil tem gerado uma dúvida nos consumidores. Carro se tornou investimento? Entenda.

Publicado

em

Será que possuir um carro virou investimento? Esta é uma das perguntas que os motoristas têm se feito após a alta dos preços no Brasil. Alguns proprietários viram os preços de seus carros subirem rapidamente de um dia par ao outro. Na verdade, a maioria dos automóveis sofreu o reajuste.

Leia mais: Nova regra: Postos não precisarão trocar bombas quando gasolina chegar a R$ 10

Os dados da alta foram divulgados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Se para muitos ficou ainda mais difícil comprar um carro, para outros o lucro foi satisfatório. As opções mais baratas de carros zero km, hoje, custam perto dos R$ 50 mil. Afinal, por que o preço do carro está tão caro?

Por que os carros estão tão caros?

Primeiro, é preciso lembrar que o mundo ainda está em alerta com a pandemia do novo coronavírus. Depois, tem que se ter em mente os reflexos dessa crise sanitária na economia. A partir daí, é possível começar a entender melhor o problema que atingiu o Brasil e o mundo.

Um dos principais motivos pelo encarecimento dos automóveis está na escassez de alguns componentes. Há produtos, como semicondutores, por exemplo, que estão em falta no mercado mundial. O processo de produção ficou mais lento e mais caro, devido à crise econômica.

Fora isso, como o valor dos zero km aumentou, a busca por carros seminovos também cresceu. A alta demanda refletiu na elevação dos preços aos consumidores.

Carro virou investimento?

Sempre que o mercado apresenta oscilações, existem aqueles que ganham e os que perdem. Não é diferente no setor automotivo. Algumas pessoas ganharam muito com o aumento dos preços de carros, outras perderam.

Porém, o recente aumento não significa necessariamente oportunidade de investimento. Com o tempo, os valores devem ser reajustados para menos. Se o real se valorizar, os insumos voltarem à produção ideal etc. Tudo isso acaba refletindo em preços mais baixos.

Conforme os países, principalmente o Brasil, retomarem a economia, a produção e a demanda andarão juntas.

Para quem comprou algum carro até o final do último ano, esta pode ser uma oportunidade de revenda. Porém, os lucros são para longo prazo. Tradicionalmente, os veículos tendem a desvalorizar, a alta não deve ser uma constante sem fim.

Confira 7 carros que valorizaram mais do que a poupança:

Abaixo estão apenas alguns dos modelos que valorizaram significativamente.

  • Fiat Mobi
  • Hyundai HB 20
  • Chevrolet Onix
  • VW Gol
  • Jeep Renegade
  • VW Up!
  • Toyota Corolla
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS