Automobilística
Mais de 500 condutores perderão o direito de dirigir; veja a lista
Detran-DF divulgou a lista de todos os motoristas que terão o direito de dirigir suspenso. Prazo para recorrer da decisão termina em 30 dias.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai suspender a CNH de 504 motoristas. O motivo das suspensões está ligado ao cometimento de infrações de trânsito. A lista completa dos motoristas foi divulgada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta semana. O ato ocorre mesmo após as flexibilizações do novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Leia mais: Lei de trânsito garante vantagem para quem não renovou CNH na pandemia
A suspensão do direito de dirigir varia entre um mês e um ano. Os motoristas autuados contam com até 30 dias para recorrer da decisão. O processo é feito através da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari). Para isso é preciso emitir o protocolo do Detran-DF.
Novas regras para renovação
O novo CTB entrou em vigor no dia 12 de abril de 2021. Com a pandemia, o prazo para renovação da CNH foi suspenso momentaneamente. Ao somar o novo Código com a suspensão da renovação, alguns motoristas foram beneficiados.
Isso porque os que que renovaram a CNH depois de 1º de março tem prazo maior de vigência. Esses motoristas se enquadram nas novas leis que permitem a renovação seguinte em 10 anos.
O novo CTB estabelece que menores de 50 anos terão uma década de validade da habilitação. Anteriormente, o prazo era de cinco anos. Lembrando que o prazo de validade começa a contar a partir do exame médico.
Entenda melhor
Na prática, um motorista que teve a CNH vencida em julho de 2020 não precisou renovar na época. Por conta da pandemia, o prazo para renovação foi adiado. Naquele momento, o novo CTB não estava em vigência. Ou seja, se ele tivesse renovado, sua CNH teria validade até 2025.
Contudo, imagine que esse motorista renovou o documento apenas em março de 2021. Conforme o afrouxamento das regras de distanciamento social permitiram. Sua CNH então passa a ter validade de 10 anos e só vence em 2031.
É importante ressaltar que a validade do documento pode ser reduzida. Isso acontece a critério médico. Aliás, cada motorista tem que ficar atento aos prazos estabelecidos em suas unidades federativas. Cada estado adotou a própria conduta de prorrogação de prazos.
Para conferir a lista dos motoristas que perderão o direito de dirigir, acesse o DODF.

-
Tecnologia6 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo14 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira