Conecte-se conosco

Agronegócio

Brasil anuncia ações de combate à Peste Suína Africana

Recursos são do Programa de Parceria entre o Brasil e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

Publicado

em

O Governo Federal anunciou que vai destinar até US$ 500 mil para ações para combater à Peste Suína Africana na República Dominicana e no Haiti, países onde a doença já foi detectada. Os recursos são do Programa de Parceria entre o Brasil e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) para Promoção da Cooperação Técnica Sul-Sul Trilateral, gerenciada pela Agência Brasileira de Cooperação.

A medida foi tomada com o intuito de desenvolver ferramentas para avaliação e análises laboratoriais, possibilitando assim a confirmação mais rápida de casos suspeitos. E, consequentemente, auxiliar no trabalho de vigilância e no desenvolvimento de programas educacionais para aumentar a conscientização sobre a doença e melhorar o acesso aos serviços de saúde animal, principalmente em locais com grande número de criadores de suínos.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, informou durante a Reunião Interamericana sobre Peste Suína Africana, que as ações são necessárias em todo o mundo. “Diante da ameaça da PSA, é absolutamente essencial que todas as agências internacionais e governos nacionais trabalhem de forma coordenada. Se cada um agir por iniciativa própria, enfraqueceremos a eficácia das ações de todos, e os perdedores serão os produtores dos países afetados”, disse.

Ainda segundo a ministra, a implementação de programas de monitoramento e as ferramentas de detecção rápida permitirão o controle da disseminação. Ttereza Cristina ainda lembrou que o Ministério da Agricultura já realiza uma campanha para evitar a entrada do vírus no país.

A Peste Suína Africana é uma doença viral que não oferece risco à saúde humana, mas pode dizimar criações de suínos. No Brasil, o último foco da doença foi registrado em 1981 e o país foi declarado livre da PSA em 1984.

 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS