Conecte-se conosco

Economia

Quem recebeu o auxílio emergencial receberá o Auxílio Brasil?

Programa que entra em vigor a partir de novembro deve atender cerca de 14,6 milhões de brasileiros de baixa renda.

Publicado

em

Tudo sobre Auxílio Brasil

Em novembro, o governo federal começa a pagar o Auxílio Brasil, seu novo programa de transferência de renda. A medida foi adotada após a extinção do Bolsa Família e do fim do auxílio emergencial. O término dessa segunda iniciativa deve deixar mais de 22 milhões de pessoas sem apoio financeiro a partir deste mês.

Leia mais: Vale Gás: Autorizado o saque do benefício no valor de R$ 300

Grande parte dos inscritos no programa emergencial ficará de fora da folha de pagamento do Auxílio Brasil. Isso porque os pagamentos serão destinados apenas a quem já era beneficiário do Bolsa Família, grupo que atualmente soma cerca de 14,6 milhões de pessoas.

Entretanto, o governo já anunciou que planeja incluir aproximadamente 2,4 milhões de famílias na folha de pagamento a partir de dezembro, zerando a fila de espera para o Bolsa Família. A inclusão elevaria o total de contemplados a 17 milhões de brasileiros.

Quem será contemplado?

De acordo com as informações divulgadas, a entrada de novos contemplados deve ser feita todos os meses. Para isso, é preciso estar inscrito no Cadastro Único e estar com os dados atualizados há, pelo menos, dois anos.

Em resumo, quem já tinha o Bolsa Família receberá o Auxílio Brasil automaticamente. Quem está inscrito no CadÚnico e faz parte da lista de reserva, deve entrar na folha de pagamento em breve. Já quem ainda não está cadastrado deverá se inscrever no CRAS mais próximo para ter uma chance de ser aprovado.

Mesmo com a entrada de novos beneficiários, o número estimado ainda é bem inferior ao total de pessoas atendidas pelo auxílio emergencial. Ao todo, mais de 22 milhões de brasileiros devem ficar sem ajuda do governo federal a partir de novembro.

Foto: Economia G1

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS