Mundo
EUA e China concordam em considerar o diálogo sobre armas, diz assessor
Biden e Xi concordaram em avaliar a possibilidade de promover negociações sobre controle de armas.
Em uma reunião virtual, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o líder chinês, Xi Jinping, concordaram em avaliar a possibilidade de promover negociações sobre controle de armas, afirmou, nesta terça-feira (16), o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan.
Leia mais: Dólar fecha em alta e encosta nos R$ 5,50 com dados econômicos nos EUA
Biden e Xi concordaram em avaliar a possibilidade de levar adiante a discussão sobre estabilidade estratégica, disse Sullivan em referência às preocupações com o acúmulo de mísseis da China.
“Vocês verão múltiplos níveis de intensificação desse compromisso para garantir que existam proteções sobre esse tipo de competição, para que não se desvie para um caminho de conflito”, disse Sullivan, em um webinar da Brookings Institution.
Sullivan não falou a forma que as discussões sobre estabilidade podem tomar, mas acrescentou: “Isso não é o mesmo que temos no contexto russo, com o diálogo formal de estabilidade estratégica. Isso é muito mais maduro e tem um histórico muito mais profundo. Há menos maturidade nisso nas relações EUA-China, mas os dois líderes discutiram essas questões, e agora cabe a nós pensar na maneira mais produtiva para seguirmos adiante.”
Os Estados Unidos já pediram, repetidas vezes, que a China faça como a Rússia e participe de um novo tratado de controle de armamentos. A China diz que seu arsenal é pequeno em comparação ao de outros países. O governo chinês diz que está pronto para conduzir diálogos bilaterais sobre segurança estratégica “com base na igualdade e no respeito mútuo”.
O encontro virtual de segunda-feira (15) foi o diálogo mais profundo entre os dois líderes desde a chegada de Biden ao governo norte-americano em janeiro.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025