Economia
FGTS: Quais as oportunidades de saque e revisão do benefício?
Fundo de amparo aos trabalhadores oferece diferentes formas de saque, além de opção que pode melhorar sua rentabilidade.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) atua como uma forma de apoio aos trabalhadores com carteira assinada, principalmente em caso de demissão sem justa causa ou durante o processo de aposentadoria. Porém, essas não são as únicas formas de ter acesso antecipado ao benefício.
Leia mais: Adeus, IPVA: 7 carros que ficarão isentos do tributo em 2022
Em 2019, o governo federal anunciou uma nova modalidade de saque do benefício, chamada de saque-aniversário. A sistemática permite que o trabalhador retire anualmente, e no mês do seu nascimento, uma parte do saldo acumulado no fundo. Dependendo do valor, é possível receber ainda uma parcela adicional.
Quem aderir ao saque-aniversário também pode antecipar via empréstimo o saldo a receber pela modalidade. Bancos e financeiras antecipam em média três pagamentos (ou seja, três anos) do benefício mediante o pagamento de taxas de juros mais em conta.
Além destas opções, o resgate do FGTS também é habilitado em diversas outras situações, como na compra da casa própria ou em caso de doença grave do titular ou dependente.
Revisão do FGTS
No caso da revisão do FGTS, a medida funciona como uma correção monetária do saldo acumulado no fundo desde 1999 até hoje. A compensação viria através da troca da Taxa Referencial (TR), atualmente zerada, por outro índice mais rentável.
O trabalhador que deseja entrar com uma ação e solicitar a correção do rendimento do fundo pode utilizar a calculadora LOIT FGTS. A ferramenta vai apontar o valor potencial a ser corrigido conforme a inflação ao longo do tempo. A revisão pode ser solicitada inclusive por quem já sacou todo o FGTS.
Caso o valor seja interessante, basta o trabalhador entrar com um pedido junto ao Juizado Especial Federal. É importante que essa etapa seja feita antes de julgamento pelo STF sobre a decisão, que ainda aguarda uma data para acontecer.

-
Política23 horas atrás
Entenda por que a esposa do presidente é chamada de ‘primeira-dama’
-
Tecnologia1 dia atrás
Função pouco conhecida do Google Maps permite ver sua rua há anos atrás
-
Finanças2 dias atrás
O que está por trás da fortuna de Musk e Gates? Especialista aponta padrões
-
Finanças2 dias atrás
Poupar ficou mais fácil! Veja como funciona o desafio viral dos 100 envelopes
-
Bancos2 dias atrás
Portabilidade de salário: posso mudar de banco mesmo tendo dívidas?
-
Tecnologia1 dia atrás
Função pouco usada do celular pode salvar a bateria em momentos críticos
-
Economia1 dia atrás
Câmara aprova reajuste para servidores públicos
-
Economia1 dia atrás
Pagamento da segunda parcela do Pé-de-Meia começa na segunda