Conecte-se conosco

Agronegócio

Rússia pretende importar carne brasileira com tarifa zero

Atualmente, a tarifa de importação de até 530 mil toneladas, é de 15%

Publicado

em

Durante visita à Rússia, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, se reuniu com o chefe do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária do país, Sergey Dankvert, para discutir a possibilidade de aumentar as importações de carne brasileira. As autoridades russas garantiram que será feita uma visita de inspeção ao Brasil no início de 2022, a fim de habilitar novas plantas frigoríficas brasileiras para exportação.

De acordo com o governo russo, será aberta uma cota de 300 mil toneladas de carne com tarifa zero de importação pelo prazo de seis meses. Atualmente, a tarifa de importação de até 530 mil toneladas, é de 15%. Desse total, a estimativa é que sejam 200 mil toneladas de carne bovina e 100 mil toneladas de carne suína.

Nos últimos dias, a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) mostrou que o volume de exportações de carne bovina brasileira registrou queda. No mês de outubro, a queda foi de 43% na comparação com o mesmo período do ano passado. O embargo da China, principal destino do produto, segue sem previsão de retorno depois dos registros de casos atípicos de vaca louca no Brasil.

Ainda hoje, o senador dos EUA, Jon Tester, apresentou um projeto de lei para suspender as importações de carne bovina brasileira para os Estados Unidos. Ele argumenta que o Brasil atrasou a comunicação dos casos da doença registrados em setembro.

Em volume total, o Brasil foi o segundo maior fornecedor de importações do produto para os EUA nos nove primeiros meses do ano. Ao todo, os Estados Unidos importaram 62,3 milhões de dólares de carne bovina no período.

 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS