Conecte-se conosco

Economia

BC do Japão pode dar mais auxílio às empresas atingidas pela pandemia, diz aliado de Suga 

Aliado do líder na corrida para primeiro-ministro acredita que o Banco do Japão pode aumentar seu papel para ajudar as empresas.

Publicado

em

O banco central do Japão pode desempenhar uma função maior no auxílio às empresas que estão sofrendo com os impactos da pandemia de Covid-19, afirmou um ex-ministro da Economia do país e aliado de Yoshihide Suga, líder na corrida para o cargo de primeiro-ministro japonês.

O Japão deve ajudar as empresas a sobreviver à crise trocando os desembolsos por empréstimos, disse Heizo Takenaka à Reuters nesta quinta-feira.

“Desembolsos vão deixar para trás uma enorme carga fiscal… nós precisamos trocá-los por empréstimos”, continuou. “O Banco do Japão pode desempenhar um papel um pouco maior”, afirmou, dando com exemplo o empréstimo direto a empresas atingidas pela pandemia.

Atualmente, o banco central japonês oferece uma linha de crédito que estimula as instituições financeiras a emprestar mais para empresas, mas não oferece empréstimos direto a elas.

Takenaka falou também sobre a política de juros negativos do Banco do Japão. Embora o banco central ainda tenha espaço para reduzir ainda mais as taxas, “é difícil prever o quanto isso seria eficaz”, disse ele.

O ex-ministro da Economia hoje atua como professor da Universidade de Toyo e membro de um painel do governo sobre investimentos futuros, e conta com a atenção de Yoshihide Suga início desde os anos 2000, quando trabalharam juntos.

Por isso, as as políticas econômicas do líder na corrida para o cargo de primeiro-ministro podem ser influenciadas pelas opiniões de Takenaka, principalmente depois que o Shinzo Abe decidiu renunciar ao cargo em decisão abrupta.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS