Conecte-se conosco

Política

Como transferir o Título de Eleitor pela internet? Confira o passo a passo

TSE permitiu a transferência de título para evitar aglomerações durante a pandemia. Fique atento aos prazos para não perder as Eleições 2022.

Publicado

em

Título de eleitor

O ano que vem é ano eleitoral e a corrida para regularizar as pendências cadastrais já começou. Por isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou uma facilidade para os cidadãos. Agora é possível transferir o título de eleitor através da internet, de modo 100% online. Assim, também é uma forma segura de efetuar o procedimento em meio a atual pandemia.

Leia mais: PIS/Pasep 2022 já tem calendário? Confira o que se sabe até agora

Transferência de título online

O eleitor que mudou de cidade, estado ou país precisa transferir o título para exercer a cidadania. Esse processo se dá por meio do voto no novo endereço. Tudo o que o cidadão precisa fazer é acessar o site do TSE e seguir o passo a passo.

A medida é uma alternativa prática, pois o atendimento presencial nos cartórios ainda está suspenso em muitas regiões. Sendo assim, esse e outros diversos serviços podem ser solicitados pela internet, por meio do portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como fazer

Para obter a transferência, o primeiro passo é digitalizar um comprovante de residência. Também é necessário digitalizar um documento de identificação oficial com foto. Depois, é só acessar o site do TSE, clicar na aba “Eleitor e eleições”. Daí é só escolher a opção “Título eleitoral” e depois “Tire seu título”. Por fim, é preciso acessar o link “Iniciar seu atendimento remoto”.

A partir daí, o eleitor que mudou de cidade e pretende votar nas próximas eleições fica apto. Ele poderá escolher os novos representantes políticos no ano que vem (2022). Lembrando que o cadastro para transferência de domicílio, além de outras solicitações, tem prazo.

Ele deve ocorrer até 151 dias antes do pleito. Ou seja, quem não regularizar a situação até maio de 2022 poderá ficar impedido de votar.

Vale reforçar que antes de iniciar a solicitação para transferir o título de eleitor é preciso estar atento. O cidadão deve estar com a sua situação cadastral regularizada no TSE.

Todo e qualquer débito precisa ter sido pago, caso contrário o requerimento será cancelado.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS