Política
Mais um estado promete: 5 mil pessoas terão direito a CNH de forma gratuita
Projeto CNH Social foi acolhido pelo poder público do Mato Grosso do Sul. Além deste, outros dois estados já ofereceram oportunidades dentro do programa.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) social é um projeto que visa dar acesso à primeira habilitação. A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) do Mato Grosso do Sul aprovou o projeto em seu estado.
Veja também: Mudanças no WhatsApp podem incorporar funções do Messenger e Instagram
O texto foi votado dentro da Assembleia Legislativa do MS. O programa deverá atingir 5 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.
CNH Social
O documento prevê que os beneficiários devem comprovar a situação e a impossibilidade de arcar com os custos. A iniciativa partiu do governo federal ainda no ano de 2011, portanto, há 10 anos. Antes do MS, apenas duas unidades federativas apresentavam projetos em andamento.
A aprovação da CNH Social faz parte de um projeto para reestabelecer a economia. Segundo o governador Reinaldo Azambuja, a ação vai “movimentar a prestação de serviços por médicos, psicólogos e, principalmente, por Centros de Formação de Condutores”.
10 mil outras vagas
Atualmente, além do MS, apenas os estados de Goiás e Pará aplicaram a ação. No caso, o primeiro ofereceu 5.010 vagas, enquanto o segundo contabilizou um total de 5 mil.
No estado do Goiás, o cidadão contemplado pelo projeto pode escolher entre as categorias A ou B. Também foi possível fazer a adição de categoria, caso já possuísse a habilitação.
CNH Pai D’Égua
O programa de CNH gratuita do Pará recebeu o nome de CNH Pai D’Égua. O objetivo foi beneficiar jovens de 18 anos completos. Os recursos utilizados para a execução do Programa vieram do próprio Departamento de Trânsito do Estado do Pará – Detran/PA.
Os beneficiários do Programa “CNH Pai D’égua” ficaram dispensados do pagamento de taxas. Esses pagamentos foram referentes à inclusão do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH). Além da:
- Primeira via da Categoria “A” ou “B”;
- Taxa para adição de Categoria “A” ou “B”;
- Taxa para mudança de categoria “B” para “C”;
- Taxa para mudança de categoria “B” para “D”; e
- Taxa para mudança de categoria “C” para “D”, licença para aprendizagem e agendamento teórico.

-
Tecnologia1 hora atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Mundo10 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida
-
Empresas1 dia atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav