Conecte-se conosco

Política

Mais um estado promete: 5 mil pessoas terão direito a CNH de forma gratuita

Projeto CNH Social foi acolhido pelo poder público do Mato Grosso do Sul. Além deste, outros dois estados já ofereceram oportunidades dentro do programa.

Publicado

em

CNH Social

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) social é um projeto que visa dar acesso à primeira habilitação. A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) do Mato Grosso do Sul aprovou o projeto em seu estado.

Veja também: Mudanças no WhatsApp podem incorporar funções do Messenger e Instagram

O texto foi votado dentro da Assembleia Legislativa do MS. O programa deverá atingir 5 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

CNH Social

O documento prevê que os beneficiários devem comprovar a situação e a impossibilidade de arcar com os custos. A iniciativa partiu do governo federal ainda no ano de 2011, portanto, há 10 anos. Antes do MS, apenas duas unidades federativas apresentavam projetos em andamento.

A aprovação da CNH Social faz parte de um projeto para reestabelecer a economia. Segundo o governador Reinaldo Azambuja, a ação vai “movimentar a prestação de serviços por médicos, psicólogos e, principalmente, por Centros de Formação de Condutores”.

10 mil outras vagas

Atualmente, além do MS, apenas os estados de Goiás e Pará aplicaram a ação. No caso, o primeiro ofereceu 5.010 vagas, enquanto o segundo contabilizou um total de 5 mil.

No estado do Goiás, o cidadão contemplado pelo projeto pode escolher entre as categorias A ou B. Também foi possível fazer a adição de categoria, caso já possuísse a habilitação.

CNH Pai D’Égua

O programa de CNH gratuita do Pará recebeu o nome de CNH Pai D’Égua. O objetivo foi beneficiar jovens de 18 anos completos. Os recursos utilizados para a execução do Programa vieram do próprio Departamento de Trânsito do Estado do Pará – Detran/PA.

Os beneficiários do Programa “CNH Pai D’égua” ficaram dispensados do pagamento de taxas. Esses pagamentos foram referentes à inclusão do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH). Além da:

  • Primeira via da Categoria “A” ou “B”;
  • Taxa para adição de Categoria “A” ou “B”;
  • Taxa para mudança de categoria “B” para “C”;
  • Taxa para mudança de categoria “B” para “D”; e
  • Taxa para mudança de categoria “C” para “D”, licença para aprendizagem e agendamento teórico.
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS