Economia
14º Salário do INSS é aprovado com valor de 2 salários mínimos
Após aprovação na CFT, texto será apreciado em outra comissão da Câmara, desta vez a de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 24, o projeto de lei que prevê o pagamento de um 14º salário para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A proposta estava parada há dois meses.
Leia mais: Auxílio Brasil: Inscrição no programa pode liberar mais 14 benefícios
O 14º salário do INSS foi uma alternativa criada para suavizar os impactos financeiros da pandemia de Covid-19 na vida dos segurados da autarquia. Caso seja aprovado, as parcelas do benefício serão pagas em março de 2022 e 2023, sendo limitadas a dois salários mínimos.
Tramitação da medida
Após aprovação na CFT, o texto será apreciado em outra comissão da Câmara, desta vez a de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Ainda não há uma data prevista para que o grupo emita um parecer. No entanto, por ter caráter conclusivo e tramitar em regime de prioridade, a proposta não precisa ser votada em plenário após passar pela última comissão.
Veja também: 13º em dobro do INSS pagará até dois salários mínimos em 2022
Caso seja aprovado na CCJC, o projeto de lei seguirá direto para análise no Senado. A partir daí, se avalizado pelos senadores, o texto que estabelece o 14º salário irá para as mãos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Neste caso, o mandatário pode rejeitar a proposta total ou parcialmente, porém o Congresso tem a autonomia para derrubar os vetos.
O projeto original 4.367/2020, que trata do 14º salário, tem autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS). Enquanto passou pelas comissões, a medida sofreu alterações, como a inclusão de pessoas que recebem auxílio-doença e auxílio-acidente. Até então, o projeto previa o abono apenas para o grupo de aposentados e pensionistas.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes