Agronegócio
Índia reduz óleo de palma e aumenta importações de óleo de soja e girassol
Com a diferença de preço cada vez menor, muitos compradores estão deixando de comprar o óleo de palma e mudando para o óleo de soja
Depois de uma forte alta nos preços do óleo de palma, autoridades da indústria disseram à Reuters que refinarias indianas reduziram importações da palma e abriram espaço para a compra de óleo de soja e óleo de girassol.
Em setembro, a Índia bateu o recorde em importações de óleo de palma, com cerca de 1,26 milhão de toneladas. Com isso, as refinarias indianas reduziram as compras de palma, uma vez que o spread entre o óleo de palma e de soja diminuiu para 20 dólares por tonelada em comparação aos 120 dólares do ano anterior.
Atualmente, a Índia importa cerca de 13 a 15 milhões de toneladas de óleo comestível, responsável por dois terços das importações anuais.
A óleo de palma é vendido pela Indonésia e Malásia, enquanto o óleo de soja é importado da Argentina e do Brasil e o óleo de girassol da Rússia e da Ucrânia.
Os preços da palme reduziram em 10% após as compras da maior importadora de óleo comestível do mundo diminuírem. Entretanto, os futuros do óleo de soja dos EUA podem registrar alta após esse movimento.
De acordo com o diretor administrativo da trading G.G. Patel & Nikhil Research Company, Govindbhai Patel, “as refinarias geralmente dão preferência ao óleo de palma, pois ele é comercializado com um desconto substancial para óleo de soja e óleo de girassol. Como não há quase nenhuma diferença de preço agora, eles estão mudando para óleo de soja e óleo de girassol”.
Com a diferença de preço cada vez menor, muitos compradores estão deixando de comprar o óleo de palma e mudando para o óleo de soja, já que este é considerado superior em sabor e qualidade.
Segundo traders, para embarques em dezembro para a Índia, o óleo de palma bruto está sendo oferecido por cerca de 1.395 dólares a tonelada, com custo, seguro e frete (CIF) inclusos. Já o óleo de soja bruto está sendo oferecido por 1.415 dólares e o óleo de girassol bruto por 1.445 dólares.

-
Bancos2 dias atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF2 dias atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas2 dias atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Economia1 dia atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia15 horas atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Tecnologia18 horas atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança