Conecte-se conosco

Agronegócio

Índia reduz óleo de palma e aumenta importações de óleo de soja e girassol

Com a diferença de preço cada vez menor, muitos compradores estão deixando de comprar o óleo de palma e mudando para o óleo de soja

Publicado

em

Depois de uma forte alta nos preços do óleo de palma, autoridades da indústria disseram à Reuters que refinarias indianas reduziram importações da palma e abriram espaço para a compra de óleo de soja e óleo de girassol.

Em setembro, a Índia bateu o recorde em importações de óleo de palma, com cerca de 1,26 milhão de toneladas. Com isso, as refinarias indianas reduziram as compras de palma, uma vez que o spread entre o óleo de palma e de soja diminuiu para 20 dólares por tonelada em comparação aos 120 dólares do ano anterior.

Atualmente, a Índia importa cerca de 13 a 15 milhões de toneladas de óleo comestível, responsável por dois terços das importações anuais.

A óleo de palma é vendido pela Indonésia e Malásia, enquanto o óleo de soja é importado da Argentina e do Brasil e o óleo de girassol da Rússia e da Ucrânia.

Os preços da palme reduziram em 10% após as compras da maior importadora de óleo comestível do mundo diminuírem. Entretanto, os futuros do óleo de soja dos EUA podem registrar alta após esse movimento.

De acordo com o diretor administrativo da trading G.G. Patel & Nikhil Research Company, Govindbhai Patel, “as refinarias geralmente dão preferência ao óleo de palma, pois ele é comercializado com um desconto substancial para óleo de soja e óleo de girassol. Como não há quase nenhuma diferença de preço agora, eles estão mudando para óleo de soja e óleo de girassol”.

Com a diferença de preço cada vez menor, muitos compradores estão deixando de comprar o óleo de palma e mudando para o óleo de soja, já que este é considerado superior em sabor e qualidade.

Segundo traders, para embarques em dezembro para a Índia, o óleo de palma bruto está sendo oferecido por cerca de 1.395 dólares a tonelada, com custo, seguro e frete (CIF) inclusos. Já o óleo de soja bruto está sendo oferecido por 1.415 dólares e o óleo de girassol bruto por 1.445 dólares.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS