Economia
Veja como consultar o PIS pelo CPF através do site ou aplicativo
O pagamento do abono salarial do PIS foi adiado para o ano que vem. Os trabalhadores podem usar o CPF para consultar os valores.
O pagamento do Programa de Integração Social (PIS) foi adiado para o ano que vem. Dessa forma, só em 2022 que o pagamento do abono salarial vai ser feito aos trabalhadores de carteira assinada, em relação aos anos-base de 2020 e 2021. De acordo com o governo federal, o valor é superior a R$ 20 bilhões.
Leia mais: Mais de 10 milhões de trabalhadores podem sacar o PIS/Pasep
Diante do adiamento do pagamento do PIS, ainda não se sabe como vai ficar a situação de quem trabalhou de carteira assinada ao longo deste ano. As indefinições por parte do governo federal deixa todos os trabalhadores em dúvida quanto ao pagamento.
Consulta do PIS pelo CPF
Dessa forma, a única certeza é de que o pagamento do PIS de 2020 fica para 2022. Já em relação ao benefício deste ano, ainda não se tem definições. A expectativa é pelo pagamento em dobro, ou seja, dos dois anos no mesmo calendário de 2022.
Apesar da expectativa, o governo não fez nenhum anúncio nesse sentido. Por isso, quem tem direito ao PIS pode consultar o valor do benefício por meio do CPF. Para ter acesso ao pagamento é preciso ter carteira assinada por pelo menos 30 dias do ano referência.
É também preciso ter recebido, no máximo, o valor de dois salários mínimos. E estar inscrito no PIS por pelo menos cinco anos. Para consultar o PIS é só informar o número do CPF no site ou aplicativo “Meu INSS”. Caso o trabalhador ainda não tenha, é preciso criar uma conta informando dados pessoais. Além de assinar o termo de uso e política de privacidade.
Depois disso é necessário definir uma senha para login no aplicativo ou site “Meu INSS”. Feito isso, o trabalhador consegue acessar as informações de PIS que ficam disponibilizadas nas plataformas. Assim é possível confirmar o valor do abono salarial do PIS.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Finanças2 dias atrás
Recupere seu dinheiro: aprenda a cancelar uma transferência bancária