Conecte-se conosco

Economia

Mais de 10 milhões de trabalhadores podem sacar o PIS/Pasep

Quem trabalhou de carteira assinada até 1988 tem direito de sacar o PIS/Pasep. O valor fica disponível até 2025. Veja como fazer o saque.

Publicado

em

PIS Pasep

O benefício acumulado do PIS/Pasep chega a R$ 23,3 bilhões. O dinheiro pode ser sacado por mais de 10 milhões de brasileiros que trabalharam de carteira assinada até 1988. O valor é referente às contas do PIS/Pasep e pode ser sacado pelo titular da conta ou também por herdeiros, em caso de falecimento.

Leia mais: PIS/Pasep: Novo calendário 2022 pode pagar benefício em dobro

De acordo com a Caixa Econômica Federal, muitos brasileiros desconhecem o direito ao saque e por isso ainda não procurarem receber a quantia. O benefício está acumulado e vale para todos que trabalharam de carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988.

Como sacar o PIS/Pasep

Os valores disponíveis para saque do acumulado do PIS/Pasep ficam disponíveis por mais tempo. O prazo para o saque vai até junho de 2025. Apesar disso, muita gente sequer procurou pelo dinheiro até agora, mesmo em um ano de orçamento tão apertado.

Dessa forma, de acordo com a Caixa, depois do fim do prazo o dinheiro vai voltar para os cofres da União. Ou seja, não fica mais à disposição dos brasileiros que têm direito ao saque. Dessa forma, para saber se você tem dinheiro a receber é só consultar o aplicativo ou site do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Por lá é possível consultar se você tem direito ao saque e o valor a receber.

Para ter acesso ao dinheiro é muito simples. É só entrar pelo aplicativo do FGTS e fazer a transferência do dinheiro do PIS/Pasep para alguma conta corrente. Outra opção é fazer o saque do dinheiro, sendo que valores de até R$ 3 mil podem ser sacados nas casas lotéricas, Caixa Aqui e nos terminais de atendimento da Caixa.

Quem preferir o saque em espécie precisa apresentar o Cartão Cidadão e ter a senha. Em caso de morte do trabalhador, os herdeiros podem fazer o saque desde que apresentem a certidão de óbito ou inventário.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS