Economia
Não recebeu o 13º salário? Veja o que fazer para garantir o direito
Se você ainda não recebeu o 13º salário, veja o que fazer para garantir que a empresa faça o pagamento do direito.
O 13º salário é um direito de todo trabalhador de carteira assinada. O pagamento é previsto em lei e, por isso, as empresas têm um prazo para depositar o dinheiro na conta dos funcionários. A sua empresa ainda não pagou a primeira parcela? Veja o que fazer.
Leia mais: Você quer se demitir? Veja quais são os seus direitos
A primeira parcela do 13º salário foi paga no dia 30 de novembro. A segunda tem que ser paga na data limite de 20 de dezembro e qualquer atraso pode trazer problemas para as empresas, já que o recebimento do 13º salário é um direito e o não pagamento é uma infração que pode gerar multa.
Não recebeu o 13º salário? E agora?
O trabalhador tem a opção de receber o 13º salário junto com as férias. Por outro lado, se ele não fizer essa escolha, é obrigação da empresa pagar a primeira parcela até 30 de novembro. Foi o que aconteceu para muitos brasileiros de carteira assinada, que já receberam a primeira parte do dinheiro.
Mas, se a sua empresa não pagou e você não pediu adiantamento do 13º salário nas férias, o primeiro passo é conferir a situação junto com o seu superior na empresa. Se mesmo depois disso o dinheiro não cair na conta, o próximo passo é procurar o sindicato e a Justiça do Trabalho.
A denúncia da empresa pode ser feita pelo trabalhador por meio do site do Tribunal Superior do Trabalho (TST). No site, vá em Justiça do Trabalho e escolha a sua região, ou seja, o estado onde você mora. Depois disso clique em “Ouvidoria” e faça a denúncia por e-mail ou também por telefone.
Além disso, o funcionário não precisa se identificar, caso tenha meda de sofrer alguma consequência por parte da empresa. Assim, a denúncia pode ser anônima. A empresa que não pagar o 13º salário aos funcionários pode ser multada.

-
Tecnologia1 dia atrás
Nunca faça ESTAS perguntas a uma IA, mesmo se a curiosidade for grande
-
Mundo2 dias atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Agronegócio23 horas atrás
Cavalo mais caro do mundo é brasileiro e vale R$ 160 milhões
-
Agronegócio2 dias atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira
-
Tecnologia2 dias atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Cotidiano2 dias atrás
Nova lei do CPF: descubra as mudanças que já estão em vigor
-
Tecnologia1 dia atrás
Starlink lança plano de internet mais acessível e sem fidelidade
-
Tecnologia16 horas atrás
NUNCA use estes tipos de senha se quiser manter seus dados seguros