Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

Você quer se demitir? Veja quais são os seus direitos

Se por algum motivo você precisa se demitir do seu atual emprego, confira dicas e direitos para sair bem da atual empresa.

Publicado

em

Vagas de Emprego

Parece um erro pensar em demissão quando a economia vai tão mal, em um cenário de pandemia e de muitas incertezas. Mas, e quando surge uma oportunidade melhor? Ou até mesmo quando você decide abrir o próprio negócio? É chegada a hora de pedir demissão. Para garantir todos os seus direitos e sair bem na empresa atual, algumas dicas podem tornar esse momento mais fácil.

Leia mais: Jogos de azar e embriaguez não vão gerar demissão por justa causa, decide Câmara

Apesar da alta taxa de desemprego no Brasil, as oportunidades para quem está qualificado continuam surgindo o tempo inteiro. E pode ser que uma boa oportunidade apareça, para ganhar mais, ou ter melhor qualidade de vida. Se você precisa pedir demissão, saiba que esse processo pode ser amigável.

Como me demitir e garantir meus direitos?

Essa é a dúvida de muita gente. Como pedir a demissão sem perder todos os benefícios conquistados ao longo de anos de trabalho. Dessa forma, para quem pede demissão tem como direito as verbas rescisórias, que são o 13º salário proporcional ao período trabalhado, assim como o saldo do salário e também as férias.

Em relação ao 13º salário, o valor é com base no mês em que a demissão foi informada à empresa. Então é só calcular os meses trabalhados para chegar ao valor do 13º. Por exemplo, se o trabalhador pedir demissão no mês 6, ele recebe 6 de 12 meses.

Já o saldo do salário é o valor correspondente aos dias trabalhados no mês em que a pessoa pediu a demissão. Outro direito é o recebimento das férias. Se você passou do prazo previsto em lei, sem tirar férias, o valor a receber é em dobro. Caso contrário vai receber pelas férias proporcionais.

Agora, em relação ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o trabalhador perde o direito ao recebimento já que o pedido de demissão partiu dele. Assim como os 40% de indenização por demissão sem justa causa.

Outra dica é, na hora de pedir demissão, converse direto com o seu superior no trabalho. Não deixe a conversa rolar dentro da empresa. Ninguém pode saber do pedido antes do seu próprio chefe.

Também é legal explicar os motivos da sua saída, fale de forma tranquila e sem inventar mais histórias. Além disso, peça demissão com antecedência para quem a empresa tenha tempo de encontrar uma nova pessoa para o seu cargo. Se possível, cumpra o aviso prévio.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS