Conecte-se conosco

Finanças

Quem está negativado fica com o nome limpo em 5 anos? Veja se é possível

Estar negativado é sinal de nome sujo no mercado. Mas, será que é possível reverter isso dentro de 5 anos? Veja as condições.

Publicado

em

Ficar com o nome limpo na praça é o desejo de muitos que estão negativados. Não sem motivo. Afinal de contas, estar com o nome sujo no mercado dificulta o acesso ao crédito e fecha portas no comércio. Mas, como fica a situação dos negativados depois de 5 anos?

Leia mais: 4 dicas importantes para fazer empréstimo online com segurança

Hoje no Brasil mais de 60 milhões de pessoas estão negativadas. O cenário piorou para muitas famílias que tiveram o orçamento comprometido pelo desemprego ou até mesmo a queda nas vendas por conta da pandemia da Covid-19. A inflação alta também prejudicou os brasileiros, principalmente de baixa renda.

Nome limpo depois de 5 anos

A maior parte dos brasileiros que hoje estão negativados não encontram formas de quitar as dívidas. Por isso a situação difícil vai virando uma verdadeira bola de neve. Sem conseguir resolver as pendências, os negativados sofrem ainda mais com a dificuldade de acesso ao crédito.

Para quem está nessa situação, depois de 5 anos o nome do negativado é retirado de instituições como o SPC e Serasa. O prazo é reconhecido pela Justiça.

Isso acontece porque depois do período de 5 anos, os registros de débito são tirados dos sistemas de crédito já que não é mais possível pedir a cobrança do débito na Justiça.

Apesar disso, a retirada da dívida dos sistemas de crédito não anula a existência da mesma. Ou seja, a dívida continua existindo na empresa do débito. Da mesma forma, sem o registro, o score do devedor tem chances de melhorar e aumentar a chance de novos créditos no mercado.

Mesmo com essa possibilidade, o melhor caminho é sempre buscar formas de eliminar a dívida o quanto antes. A organização financeira é o primeiro passo para conseguir arcar com as despesas da rotina e ainda assim quitar as dívidas.

Uma tentativa pode ser a renegociação, por exemplo, junto à empresa devedora. Por isso, para conferir se o seu nome está sujo no mercado, veja a sua situação no Serasa. A consulta é gratuita. É só fazer um rápido cadastro, com login e senha. E informar o CPF para conferir se existe alguma pendência.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS