Conecte-se conosco

Empresas

Anatel homologa 50 modelos de smartphones para frequência 5G

Aparelhos deverão rodar numa velocidade até 100 vezes superior ao tradicional 4G, informa autarquia

Publicado

em

Foto divulgação

Alvo de grande expectativa nos últimos meses, tanto do mercado, quanto do consumidor, finalmente a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou a homologação de 50 modelos de smartphones, aptos a rodar no denominado ‘5G puro’ pelo mercado cuja velocidade promete ser até 100 vezes maior do que o atual 4G.

Gigantes globais – A maior parte dos aparelhos homologados é fabricada por gigantes globais da tecnologia, como Samsung, Motorola e Apple, que, por sua vez, participaram dos leilões de frequências digitais, promovidos pela Anatel, em novembro último.

Categoria ‘premium’ – Entre os modelos habilitados, destaque para os iPhones 12 e 13 (Apple); Samsung (Galaxy S21 e Note 20), além dos dobráveis Z Fold 3 e Flip 3, a maioria na categoria ‘premium’, com valores na faixa de R$ 10 mil.

Modelos acessíveis – De acordo com informações de fontes da autarquia, a expectativa é de que o montante de aparelhos habilitados em 2022 mais do que dobre, abrindo a tendência de oferta, no mercado, de modelos a preços mais acessíveis à nova tecnologia.

Seleção da Claro – O CEO da Claro – que inaugurou, em novembro último, sua rede 5G nas cidades de São Paulo e Brasília – Paulo Cesar Teixeira, adiantou que, em 2022, pretende adquirir apenas aparelhos com a nova frequência.

Atualização de software – No entanto, para que poderem rodar no 5G, os fabricantes terão de atualizar o software de seus aparelhos, à medida que funcionar a rede. Caberá ao usuário, por sua vez, verificar, no item ‘configurações’ de seu celular, se já está disponível alguma atualização no sistema operacional. Em seguida, este ainda precisará contratar um pacote 5G, oferecido pelas teles. No caso da Claro, a companhia informou que não será necessária a troca do chip (SIM Card), mas a troca deste não está descartada pelas outras operadoras.

Solução híbrida – A ideia das teles é substituir a atual frequência 5G DSS (que combina faixas 4G), pela chamada non-standalone, solução híbrida mista das faixas 5G e 4G, ambas com velocidade inferior que a do 5G puro. Segundo a autarquia, todos os modelos homologados para o 5G puro são habilitados para as versões DSS e non-standalone.

Confira agora os modelos homologados pela Anatel:

  • Apple: oito modelos homologados de iPhone 12 e iPhone 13 (incluindo a versão mini, a regular, a Pro e a Pro Max).
  • Samsung: 12 modelos homologados (Galaxy S21, S 21Ultra, o Note 20, o Note 20 Ultra e o A52, além dos dobráveis Z Fold 3 e Z Flip 3).
  • Motorola: 12 modelos homologados (Motorola Edge, o Moto G Plus, o Edge 20 Lite, o Moto G 100, o Edge 20 Pro e o Moto G50).
  • Xiaomi: cinco modelos homologados (Mi 11, o Redmi Note 10 e o M3 Pro).
  • Realme: três modelos homologados (linhas 7 e 8, e o GT Master).
  • TCL: um modelo homologado (TCL 20 Pro).
  • HMD Global: um modelo homologado (Nokia G50).
  • Asus: seis modelos homologados (Zenfone 7 e 8, o ROG Phone 3 e 5, e o Zenfone 8 Flip).

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS