Agronegócio
EUA e Europa pedem que JBS seja investigada
Entidades suspeitam de práticas anticompetitivas do frigorífico e conduta ambiental da empresa.
Em um comunicado conjunto, o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos, Bob Menéndez, o parlamentar britânico Ian Liddell-Grainger, e o eurodeputado Norbert Lins, pediram a investigação das práticas comerciais da empresa brasileira de carnes JBS.
A solicitação foi feita em Washington, EUA, na última terça-feira (4) e expressa a preocupação com as práticas comerciais da JBS, a controladora J&F Investimentos e as subsidiárias na Europa e nos Estados Unidos. As autoridades pediram que seus respectivos países “conduzam investigações legais e coordenadas para garantir que a empresa seja forçada a operar dentro dos padrões esperados de finanças, negócios e conduta ambiental”, além da avaliar se “as práticas antimonopólio e anticompetitivas da JBS e os abusos da empresa podem prejudicar permanentemente as cadeias de abastecimento de alimentos”.
Os legisladores justificam que, durante a última década, a JBS participou de atividades criminosas e “se declarou culpada de 1.500 atos de suborno” no Brasil, “de violações na fixação de preços antimonopólio” e de “violar a lei de práticas corruptas no exterior dos Estados Unidos”, além de ainda não ter pagado “bilhões de dólares em multas”.
Os parlamentares, surpresos com o fato de seus fundadores Wesley e Joesley Batista continuarem a ser acionistas majoritários “apesar de terem sido condenados criminalmente no Brasil”, acusam a empresa de “obter gado de fazendas que contribuíram para o desmatamento”.
Nesta semana, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou um plano para aumentar a concorrência no setor de carnes. O governo acusa as grandes empresas, entre elas a JBS, de aumentarem os preços aos consumidores e reduzir a renda dos produtores.
A JBS atua em 15 países e possui mais de 400 unidades produtivas em todo o mundo.

-
Economia2 dias atrás
Nunca herdou herança e é a mulher mais rica do mundo: sabe quem é?
-
Agronegócio2 dias atrás
Brasil vai congelar? Massa de ar polar coloca colheitas em risco com frio histórico
-
Tecnologia2 dias atrás
Recebeu mensagem da Justiça no WhatsApp? Pode não ser golpe; veja por quê
-
Economia2 dias atrás
É verdade que o Pix Automático vai substituir cartões de débito e crédito?
-
Tecnologia21 horas atrás
Conheça funções secretas e botões ocultos no celular que facilitam a vida
-
Loterias11 horas atrás
Em busca de prêmio de R$ 55, casal britânico descobre fortuna de R$ 6 milhões
-
Economia17 horas atrás
Casamento de Jeff Bezos reúne lista de convidados que supera o PIB de muitos países
-
Economia23 horas atrás
Mexeram no VR e no VA! Veja se seu bolso vai sentir o baque