Conecte-se conosco

Economia

Saiba quando começará a ser exigida a nova Carteira de Identidade

Na última quinta-feira (23), foi assinado um decreto por Jair Bolsonaro para a nova identidade nacional, que contará apenas o número do CPF. Confira!

Publicado

em

Buscando a minoração das fraudes e também facilitar a vida da população brasileira, o Governo Federal desenvolveu uma nova carteira de identidade nacional. No final de fevereiro, foi assinado um decreto por Jair Bolsonaro, presidente da república. Nesse novo documento será utilizado apenas o número do CPF e excluirá a necessidade da utilização de um número de RG concomitante.

O novo documento começara a valer a partir de terça feira (1) e os institutos responsáveis, por emitir o novo documento, terão até março de 2023 para que se adequem as novas alterações. As emissões seguirão gratuitas e quando o cidadão for emiti-lo será considerado uma segunda via.

Leia mais: Nova medida provisória poderá implementar novos tratamentos nos planos de saúde

Fraudes

Desse modo, o Governo Federal pode evitar as fraudes de forma que o número de CPF será o único utilizado para fazer a identificação do indivíduo. E terá outra novidade para garantir a segurança que será a validação eletrônica por meio do QR Code.
Tomando o RG utilizado atualmente como exemplo, a pessoa que solicitar em outro estado recebera outro número de identidade. Dessa forma, é possível que o mesmo indivíduo tenha mais de um número de identificação, o que permite possíveis fraudes.

Validade

O período pelo qual o documento será válido é de 5 anos para pessoas até 11 anos, de 10 anos para as pessoas de 12 até 59 anos de idade, além de não ter validade para os maiores de 60 anos. A Carteira de Identidade atual poderá ser utilizada por 10 anos, portanto, a substituição do documento não exige pressa.
Além de todas essas novidades, a nova carteira de identidade terá mais uma funcionalidade, passará a ser documento de viagem devido à inclusão de código no padrão internacional. O documento contará com o código MRZ, o mesmo emitido em passaportes”, explica o Governo Federal.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS