Economia
Saiba quando começará a ser exigida a nova Carteira de Identidade
Na última quinta-feira (23), foi assinado um decreto por Jair Bolsonaro para a nova identidade nacional, que contará apenas o número do CPF. Confira!
Buscando a minoração das fraudes e também facilitar a vida da população brasileira, o Governo Federal desenvolveu uma nova carteira de identidade nacional. No final de fevereiro, foi assinado um decreto por Jair Bolsonaro, presidente da república. Nesse novo documento será utilizado apenas o número do CPF e excluirá a necessidade da utilização de um número de RG concomitante.
O novo documento começara a valer a partir de terça feira (1) e os institutos responsáveis, por emitir o novo documento, terão até março de 2023 para que se adequem as novas alterações. As emissões seguirão gratuitas e quando o cidadão for emiti-lo será considerado uma segunda via.
Leia mais: Nova medida provisória poderá implementar novos tratamentos nos planos de saúde
Fraudes
Desse modo, o Governo Federal pode evitar as fraudes de forma que o número de CPF será o único utilizado para fazer a identificação do indivíduo. E terá outra novidade para garantir a segurança que será a validação eletrônica por meio do QR Code.
Tomando o RG utilizado atualmente como exemplo, a pessoa que solicitar em outro estado recebera outro número de identidade. Dessa forma, é possível que o mesmo indivíduo tenha mais de um número de identificação, o que permite possíveis fraudes.
Validade
O período pelo qual o documento será válido é de 5 anos para pessoas até 11 anos, de 10 anos para as pessoas de 12 até 59 anos de idade, além de não ter validade para os maiores de 60 anos. A Carteira de Identidade atual poderá ser utilizada por 10 anos, portanto, a substituição do documento não exige pressa.
“Além de todas essas novidades, a nova carteira de identidade terá mais uma funcionalidade, passará a ser documento de viagem devido à inclusão de código no padrão internacional. O documento contará com o código MRZ, o mesmo emitido em passaportes”, explica o Governo Federal.
-
Tecnologia1 dia atrás
Desativar ESTA função do celular evita tentativas de golpe: proteja-se!
-
Finanças2 dias atrás
Ex-ricos brasileiros: famosos que perderam fortunas e precisaram recomeçar
-
Agronegócio1 dia atrás
Zamioculca: segredos que ninguém te conta sobre cultivar a planta da fortuna
-
Tecnologia1 dia atrás
Número desconhecido ligando? Saiba como identificar tentativas de golpe na hora
-
Economia2 dias atrás
Qual será o salário mínimo de 2025? Nova regra pode mudar tudo
-
Agronegócio2 dias atrás
Espada-de-são-jorge: ESTES são os melhores lugares da casa para colocar a planta
-
Cotidiano1 dia atrás
Churrasco sem fumaça, mas com sabor: brasileiros aderem a novas tendências
-
Empresas22 horas atrás
5 maiores empresas brasileiras – saiba qual lidera com sobra