Economia
Foco do próximo normal é a experiência do cliente, diz CEO da Tree Solution
Foco do próximo normal é a experiência do cliente, diz CEO da Tree Solution
O impacto do Covid-19 no comportamento do cliente foi abrangente e forçou os gestores a repensarem tudo que, até então, era estratégico.
Os gastos na maioria dos setores estão baixos, as compras mudaram dos canais presenciais para os digitais e a segurança pública se tornou prioridade.
CEO da Tree Solution, Odilon Costa disse que os executivos que elaboraram cuidadosamente estratégias omnichannel, para criar experiências exclusivas e atraentes para o cliente, tiveram que jogar fora seus manuais e improvisar para acompanhar o ritmo.
Próximo normal
Para ele, à medida que as empresas se preparam para o longo prazo, algo que agora pode ser chamado de “próximo normal”, a situação continua mudando a cada semana e pode variar drasticamente por região.
“Um dos desafios mais incômodos é determinar quais comportamentos e tendências dos clientes vieram para ficar e quais mudarão com a volta da tal normalidade”, disse.
Ou seja, para vencer no próximo normal, é preciso identificar os comportamentos atuais que definirão a experiência do cliente em curto prazo.
McKinsey
De acordo com a McKinsey, são três as prioridades que definirão a experiência do cliente na era pós-pandemia: excelência digital, envolvimento seguro e sem contato e percepções dinâmicas do cliente.
“Cada organização buscará essas prioridades de maneira diferente com base em seu setor, ponto de partida e cenário competitivo”, ressaltou.
Segundo o CEO, os clientes estão reduzindo significativamente seus gastos em quase todas as categorias, antecipando tempos difíceis pela frente. É provável que essa tendência continue.
Com o pico da crise nas economias ocidentais, mais de um terço dos europeus e americanos disseram que sua renda foi afetada negativamente pela Covid, afirma a McKinsey.
“Espera-se que os gastos gerais diminuam em 50% em todas as categorias de consumo, mas certas necessidades aumentarão, como alimentação (até 14%), entretenimento (até 13%) e suprimentos para casa (até 3%)”, destacou.
Comportamento
De acordo com Costa, a China, que está várias semanas à frente de outros países na crise da pandemia, ainda não viu os gastos do consumidor voltarem ao normal.
A pesquisa da McKinsey revelou que os gastos caíram de 30% a 60%.
Embora a flexibilidade financeira possa ser cada vez mais limitada, muitos clientes agora enfrentam um excesso de tempo.
“O isolamento social estimulou um engajamento recorde nas plataformas digitais, onde os clientes estão substituindo ou complementando atividades físicas e presenciais com equivalentes digitais”, elencou.
Dados e largura de banda
Conforme o executivo, em paralelo a demanda por dados e largura de banda disparou. Um levantamento recente de análise da web revela um aumento mundial de quatro vezes nas pesquisas do Google por “atualização do plano de dados”.
Quase todas as organizações, sejam empresas tradicionais ou startups, estão reorientando os modelos de negócios para ser mais digital, porque é questão de sobrevivência.
“E é altamente provável que os consumidores prefiram usar esses meios após a crise. Por exemplo, a China prevê que a penetração online terá um aumento permanente de três a seis pontos percentuais devido aos comportamentos incorporados durante a Covid-19”, frisou.
Cenário
Nesse cenário, os gestores devem ter a habilidade de priorizar o que é mais importante, evitando a tentação de simplesmente ficar atrás das últimas notícias sobre o vírus e a cura.
“A onda de produtos e aplicativos para atender à demanda específica do coronavírus pode, em breve, saturar o mercado e, provavelmente, veremos novas práticas chegarem ao topo”, concluiu.

-
MEI2 dias atrás
Sou MEI, tenho direito ao seguro-desemprego?
-
Finanças23 horas atrás
Qual a idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Aposentadoria sem tédio: 12 jeitos de fazer dinheiro mesmo após os 60 anos
-
Curiosidades2 dias atrás
Como são as casas do bilionários? Veja as mansões de Gates, Zuckerberg, Bezos e Buffet
-
Empresas1 dia atrás
Temu supera Amazon e ocupa o 3º lugar entre os e-commerces mais visitados do Brasil
-
Tecnologia14 horas atrás
Se você usa ESTE modelo de iPhone, já está na hora de trocar
-
Finanças19 horas atrás
Descubra qual eletrodoméstico consome tanta energia quanto 65 geladeiras juntas
-
Artigos3 horas atrás
3 dicas valiosas para criar um escritório produtivo e elegante em casa