Finanças
Contas de luz podem ser reduzidas; entenda
Saiba mais sobre o sistema de bandeiras nas contas de energia no Brasil e a possibilidade de suspensão da bandeira de escassez hídrica em breve.
A crise econômica e a inflação no Brasil têm afetado grande parte da população. Nesse sentido, os preços de serviços e produtos aumentaram bastante, dentre eles a conta de luz. No entanto, isso também pode estar associado à bandeira aplicada nas contas. Com isso, o Governo Federal anunciou que a bandeira de escassez hídrica nas contas de luz será extinta. Continue lendo para entender.
Veja também: O financiamento na conta de luz pode te tirar da posição de devedor; entenda
Bandeira de escassez hídrica será suspensa
O Governo Federal afirmou que a bandeira da escassez hídrica, cobrada nas contas de energia, será extinta e que isso não tardará em ocorrer. A bandeira da escassez hídrica é uma das formas de cobrança de um valor a mais nas contas de luz. Nesse sentido, quando aplicada, o consumidor tem que pagar 14,20 reais a cada 100 kWh consumidos.
Dessa forma, essa é a bandeira mais cara, então ao deixar de existir, terá um impacto positivo nas contas dos brasileiros. Tal medida deve agradar bastante a população, especialmente em um momento econômico tão delicado e com contas de luz com preços tão altos.
Sistema de bandeiras na conta de luz e como elas funcionam
O sistema de bandeiras para as contas de luz surgiu pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no intuito de cobrar algumas taxas extras nas contas de energia. O objetivo dessas tarifas era fazer a reposição dos gastos extras no uso de termelétricas. Nesse sentido, a cada mês define-se uma bandeira, podendo ser verde, amarela, vermelha, vermelha patamar 2 ou a de escassez citada acima.
Diante disso, a bandeira verde quer dizer que não houve custo adicional, enquanto que nas outras é cobrado um valor adicional para cada 100 kWh utilizados, de acordo com os valores abaixo:
- Amarela: cobrança de 1,874 reais;
- Vermelha: cobrança de 3,971 reais;
- Vermelha patamar 2: cobrança de 9,492 reais.
Desse modo, além de pagar os custos extras com as termelétricas, essa adição de valores pode se tornar também um incentivo à economia de energia.

-
Tecnologia22 horas atrás
Nunca faça ESTAS perguntas a uma IA, mesmo se a curiosidade for grande
-
Mundo2 dias atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças2 dias atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Agronegócio18 horas atrás
Cavalo mais caro do mundo é brasileiro e vale R$ 160 milhões
-
Agronegócio2 dias atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira
-
Tecnologia2 dias atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Cotidiano2 dias atrás
Nova lei do CPF: descubra as mudanças que já estão em vigor
-
Empresas2 dias atrás
Texaco está de volta ao Brasil após 17 anos; veja onde já reestreou