Mundo
Brasil irá ficar para trás no futuro dos dados; saiba o motivo
O Brasil, no que tange as reformas voltadas às áreas da tecnologia, está completamente atrasado em relação ao mundo. Entenda!
Falar de “acesso” no Brasil é extremamente difícil. Querendo ou não, sabe-se pelas experiências cotidianas que o Brasil é um país extremamente desigual em diversos âmbitos. Todavia, vamos dar destaque para aquele que, em tese, irá moldar a dinâmica social — como já alterou nos últimos 20 anos — que é a internet.
Nesse sentido, um estudo intitulado “O abismo digital no Brasil”, realizado pela PwC Brasil em parceria com o Instituto Locomotiva, mostra que desigualdade de acesso à internet, a infraestrutura inadequada e a educação deficitária prejudicam diretamente a população brasileira mais pobre e, consequentemente, afetará o mercado de trabalho no futuro.
Não obstante, um estudo mostra o Índice de Privação On-Line, mostrando que a falta de qualidade no acesso à internet impacta principalmente as classes C, D e E e a população negra, enquanto um seleto grupo pode ser considerados efetivamente conectado, sendo formado por pessoas pertencentes às classes A e B, sobretudo brancos. As principais razões da falta de acesso à internet são a baixa qualidade de sinal e o alto custo de planos e equipamentos.
Falta de estrutura é um problema
De acordo com a pesquisa, o Brasil possui uma estrutura incongruente em todo o país, com um agravamento estratosférico nas periferias. Evidentemente, se não há estrutura e nem políticas públicas voltadas para essa área, que hoje em dia é fundamental para expressar a cidadania, também não haverá acesso nesses pontos marginais esquecidos pelo Estado.
Embora algumas projeções mostrem que a universalização do acesso à internet pode acrescentar US$ 6,5 trilhões ao PIB global até 2030 e criar 5,3 milhões de empregos, o abismo digital em que o Brasil encontra-se é profundo. Isso afeta diretamente no mercado de trabalho, na redução de produtividade e no atraso do desenvolvimento humano.
Como o Brasil não tem investido nesse setor, pesquisas apontam que o número de pessoas para preencher determinadas vagas desse segmento são extremamente ínfimos, visto que não há pessoas qualificadas.
Entre os entrevistados, 76% afirmaram que, sem internet, é muito difícil se candidatar a uma vaga de emprego. Para 73%, quem não sabe usar a internet não consegue uma boa colocação no mercado. Sem dizer que o mercado da inteligência artificial e da automação estão em alta e carentes de funcionários especializados. Assim, é extremamente importante para o país investir em tecnologia, uma vez que esse é o parâmetro para o futuro.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Investimentos2 dias atrás
Tudo o que você deve avaliar em uma franquia antes de investir
-
Curiosidades2 dias atrás
Conhecida como a ‘mansão mais feia do mundo’, casa luxuosa vai a leilão nos EUA
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou