Conecte-se conosco

Mundo

Brasil irá ficar para trás no futuro dos dados; saiba o motivo

O Brasil, no que tange as reformas voltadas às áreas da tecnologia, está completamente atrasado em relação ao mundo. Entenda!

Publicado

em

Falar de “acesso” no Brasil é extremamente difícil. Querendo ou não, sabe-se pelas experiências cotidianas que o Brasil é um país extremamente desigual em diversos âmbitos. Todavia, vamos dar destaque para aquele que, em tese, irá moldar a dinâmica social — como já alterou nos últimos 20 anos — que é a internet.

Nesse sentido, um estudo intitulado “O abismo digital no Brasil”, realizado pela PwC Brasil em parceria com o Instituto Locomotiva, mostra que desigualdade de acesso à internet, a infraestrutura inadequada e a educação deficitária prejudicam diretamente a população brasileira mais pobre e, consequentemente, afetará o mercado de trabalho no futuro.

Não obstante, um estudo mostra o Índice de Privação On-Line, mostrando que a falta de qualidade no acesso à internet impacta principalmente as classes C, D e E e a população negra, enquanto um seleto grupo pode ser considerados efetivamente conectado, sendo formado por pessoas pertencentes às classes A e B, sobretudo brancos. As principais razões da falta de acesso à internet são a baixa qualidade de sinal e o alto custo de planos e equipamentos.

Falta de estrutura é um problema

De acordo com a pesquisa, o Brasil possui uma estrutura incongruente em todo o país, com um agravamento estratosférico nas periferias. Evidentemente, se não há estrutura e nem políticas públicas voltadas para essa área, que hoje em dia é fundamental para expressar a cidadania, também não haverá acesso nesses pontos marginais esquecidos pelo Estado.

Embora algumas projeções mostrem que a universalização do acesso à internet pode acrescentar US$ 6,5 trilhões ao PIB global até 2030 e criar 5,3 milhões de empregos, o abismo digital em que o Brasil encontra-se é profundo. Isso afeta diretamente no mercado de trabalho, na redução de produtividade e no atraso do desenvolvimento humano.

Como o Brasil não tem investido nesse setor, pesquisas apontam que o número de pessoas para preencher determinadas vagas desse segmento são extremamente ínfimos, visto que não há pessoas qualificadas.

Entre os entrevistados, 76% afirmaram que, sem internet, é muito difícil se candidatar a uma vaga de emprego. Para 73%, quem não sabe usar a internet não consegue uma boa colocação no mercado. Sem dizer que o mercado da inteligência artificial e da automação estão em alta e carentes de funcionários especializados. Assim, é extremamente importante para o país investir em tecnologia, uma vez que esse é o parâmetro para o futuro.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS