Conecte-se conosco

Artigos

Cientistas entendem o porquê de os morcegos vampiros gostarem de sangue

Saiba sobre a dieta dos morcegos e a pesquisa dos cientistas sobre ela

Cientistas entendem o porquê de os morcegos vampiros gostarem de sangue (26/03)

Alguns cientistas descobriram que alguns morcegos vampiros podem sobreviver com uma dieta apenas de sangue. Eles analisaram o genoma de algumas espécies de morcegos vampiros comuns.
O estudo percebeu que ao longo do tempo os morcegos foram adaptando seus genes de modo que a sua dieta se consolidou em sangue, composta por ferro e proteínas, com poucas gorduras e carboidratos.

Veja mais em: Saiba que é o vírus de Marburg, ‘primo’ do Ebola que preocupa a OMS

Os morcegos vampiros

Primeiramente, os morcegos vampiros são aqueles que habitam em locais com baixa luminosidade, como cavernas, poços e construções abandonadas. Sendo assim, geralmente em locais que apresentem uma condição úmida, sobrevivendo em colônias que podem chegar até 5 mil indivíduos.

Eles se alimentam de aves e mamíferos. Portanto, ele morde a vítima com suas presas e lambe a ferida aberta. A ferida se fecha rapidamente, por conta das enzimas anticoagulantes que se apresentam na saliva do animal.

Mas, por muitos anos, algo deixou os pesquisadores intrigados, pelo fato de como eles conseguiriam sobreviver com uma dieta pobre em nutrientes, mas rica em proteínas. Assim, alguns estudos revelaram como os morcegos são capazes de realizar essa dieta.

A dieta dos morcegos vampiros

A explicação para essa dieta um tanto quanto esquisita está nos genomas dos morcegos. Segundo a pesquisa divulgada pela Since Advances , os morcegos vampiros perderam cerca de 13 genes que o fizeram desenvolver essa dieta.

Para chegar a esse resultado os cientistas sequenciaram os genomas de alguns morcegos vampiros comuns, com outras 26 espécies de morcegos. Sendo assim, eles descobriram que 13 genes que estão faltando não funcionam mais.

Nesse sentido, esses morcegos são capazes de sobreviver com uma dieta líquida de baixa caloria e de sangue. Apenas três espécies de morcegos vampiros podem fazer isso, comparada às 1400 espécies de morcegos existentes no mundo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS