Economia
Sites de venda asiáticos conquistam o mercado nacional; entenda a razão
Entre os sites mais utilizados no país, a Shopee é a mais popular, seguida pela Shein. Confira a matéria!
Os sites asiáticos têm feito o maior sucesso no Brasil que, apesar de muitas vezes estranhar o visual chamativo das páginas, tem caído nas graças dos sites.
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Uma pesquisa feita pela NielsenlQ/Ebit em parceria com a Bexs Pay mostrou que as compras em sites como Shopee, Shein e Aliexpress aumentaram 60% no mercado internacional em 2021, chegando a um total de R$ 218,9 bilhões. Deste valor, só o comércio eletrônico do Brasil somou R$ 182,7 bilhões.
Entre os sites utilizados no país, a Shopee é a mais popular. A pesquisa mostra que 58% fizeram alguma compra no site em 2021, seguida pela Shein, que disparou para 21%.
Segundo o diretor da NielsenlQ/Ebit, o maior atrativo dos brasileiros para estes sites é o preço baixo, e com o aumento do consumo faz com que as empresas consigam investir cada vez mais em melhorias para o mercado.
Por exemplo, se formos falar das entregas, hoje podemos observar uma espera muito menor, sendo a média de 28 dias para entregas internacionais. O Aliexpress até contratou um voo semanal com rota de Hong Kong a São Paulo para diminuir o tempo da entrega.
Foram 87,7 milhões de brasileiros comprando em sites asiáticos no ano passado, e a pesquisa mostra que a categoria mais comprada é a de moda, com 38% de compradores, seguida pela de eletrônicos, com 36%.
Em 2022, 71% dos entrevistados relataram que continuariam comprando nos sites, sendo que 48% pretendia comprar eletrônicos, 45% moda ou acessórios e 35% informática.
Neste cenário, a empresa Aliexpress perdeu um pouco de mercado para suas concorrentes. Em 2021, 44% dos entrevistados fizeram compras no site, contra 52% nos outros anos. A sua presença de mercado continua expressiva, mas os outros sites tem crescido muito ultimamente e investido pesado nas campanhas de marketing, coisa que a Aliexpress só passou a dar valor agora.
O real crescimento das compras internacionais tem incomodado os varejistas nacionais. Mas é compreensível a preferência do consumidor, pois além do baixo preço, sites como Shopee e Aliexpress tem produtos de todos os tipos, com uma variedade assustadora. Lá você pode comprar desde adesivo para unhas até vibradores.
Já a Shein é mais conhecida nas compras de itens de vestuário, onde você encontra uma enorme variedade com preços muito baixos.
Para os varejistas nacionais as empresas se aproveitam de uma brecha na lei onde é possível enviar produtos estrangeiros ao país sem pagar impostos, desde que seja em compras menores que R$ 50. Mas a Receita Federal já anunciou que está estudando uma Medida Preventiva para impedir este tipo de prática.
As maiores competidoras nacionais ao comércio internacional são Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza e Via, e segundo o analista a Genial Investimentos, Iago Souza, as empresas não chegam ser uma ameaça aos marketplaces nacionais, pois elas precisariam vender itens muito mais caros para isso. Mas é um risco a ser monitorado.
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